Início do conteúdo

08/11/2013

Câncer de próstata é o tema do Ligado em Saúde

Gabriel Fonseca


O outubro foi rosa, para reforçar o combate ao câncer de mama, e o novembro é azul, para lembrar a importância do combate ao câncer de próstata. O objetivo da campanha, que iluminou de azul diversos monumentos e prédios públicos é conscientizar os homens sobre a necessidade de procurarem unidades de saúde para fazer os exames preventivos da doença.

O Canal Saúde também se engaja nesse movimento de conscientização e traz nesta segunda-feira (11/11), às 11h, uma edição do Ligado em Saúde sobre o câncer de próstata. No programa, a apresentadora Marcela Morato conversa com o urologista responsável pelo Departamento de Uro-Oncologia e Laparoscopia do Hospital Federal de Ipanema, Lessandro Curcio.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e, mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer de terceira idade porque cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O exame de toque retal é fundamental porque o tumor pode crescer sem que a pessoa se dê conta, já que no começo não costuma haver sintomas. E o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.

Mas muitos homens até os dias de hoje prorrogam a realização dos exames por preconceito ou falta de informação. No programa desta segunda, o urologista vai esclarecer quais são os exames necessários, a partir de que idade, e tirar todas as dúvidas sobre o tema.

Sobre o Ligado em Saúde

É um programa de entrevista e serviço sobre temas de saúde, voltado para o público em geral, apresentado por Marcela Morato. O ponto de partida são sugestões de pauta do público e o programa vai ao ar às segundas e quartas-feiras, de 11h as 11h30. Os assuntos abordados referem-se à promoção da saúde, prevenção e esclarecimento sobre doenças.

Participação do público

O programa é gravado, geralmente com uma ou duas semanas de antecedência. Os temas que ainda serão gravados são divulgados nas redes sociais do Canal Saúde e o público pode enviar perguntas antecipadamente para os especialistas. O espectadores também podem participar do programa sugerindo pautas a qualquer momento. Sugestões e perguntas para a produção devem ser enviadas através do e-mail ligado@canalsaude.fiocruz.br ou do telefone gratuito 0800 701 8122.  Você pode ainda interagir com o programa com comentários na fan page do Canal Saúde  ou pelo Twitter (@canalsaude).

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude 

Voltar ao topo Voltar