Início do conteúdo

22/09/2011

'Cadernos de Saúde Pública' está disponível na internet

Informe Ensp


O volume 27, fascículo 8, da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) já está disponível no portal da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Além dos artigos Análise da distribuição espacial da mortalidade neonatal e de fatores associados em Salvador no período 2000-2006 e Consumo de álcool entre estudantes universitários, escritos por pesquisadores da Ensp, a publicação traz em seu editorial os planos para o próximo triênio da Associação Internacional de Epidemiologia, que foi escrito pelo seu novo presidente, Cesar G. Victora. O artigo de revisão discute atividade física e alimentação saudável entre escolares brasileiros. Os artigos de pesquisa são sobre os seguintes temas: saúde do idoso, saúde infantil, saúde da mulher, consumo de bebidas alcoólicas, saúde ocupacional, saúde mental, entre outros.



O pesquisador da Ensp Luiz Antônio Bastos Camacho, junto com Adriano Antonio da Silva Pedrosa, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, Sônia Regina Lambert Passos e Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de Oliveira, ambas do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz) são os responsáveis pelo artigo Consumo de álcool entre estudantes universitários. Esse trabalho teve como objetivo analisar o consumo de álcool e fatores relacionados a estudantes da área de saúde, que, segundo o artigo, serão os futuros profissionais a orientar a população ou servir de exemplo.


Participaram da pesquisa 608 estudantes universitários de Maceió, Alagoas, de ambos os sexos, mediante a aplicação de um questionário autopreenchível. Os resultados do trabalho mostram que a prevalência de uso de álcool na vida foi de 90,4% e os que apresentaram maior consumo e abuso de álcool foram os do sexo masculino, de maior idade, naturais de outras cidades, fumantes e os expostos à publicidade do álcool.


Já o artigo Análise da distribuição espacial da mortalidade neonatal e de fatores associados, em Salvador, escrito pelo pesquisador da EnspJosé Uéleres Braga, em parceria com Annelise C. Gonçalves, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e por Maria da Conceição Nascimento Costa, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, visou à identificação de padrões na distribuição espacial da mortalidade neonatal, bem como fatores associados em Salvador no período de 2000-2006. Para tanto, foram construídos mapas temáticos e usadas técnicas para apreciação formal de dependência espacial.


De acordo com o texto, foi delineado um padrão espacial em que os maiores riscos concentraram-se em áreas do centro e do subúrbio, onde reside a população de menor condição socioeconômica, mostrando-se essa distribuição associada aos fatores de risco analisados. A proporção de nascidos vivos com baixo peso foi a única variável significativamente associada à mortalidade neonatal. Possivelmente, as condições de vida da população contribuíram para a desigual distribuição espacial da mortalidade neonatal nesse município.


Cadernos de Saúde Pública


O CSP é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz. A revista destina-se à divulgação de artigos originais no campo da saúde pública, incluindo epidemiologia, nutrição, planejamento em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, dentre outras áreas afins (para mais informações, vide instruções aos autores). Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão pelos pares.


Cadernos de Saúde Pública constitui uma das principais fontes de informação da área científica em Saúde Pública editada na América Latina. A periodicidade e a regularidade do CSP, aliadas à qualidade gráfica e cuidadosa seleção dos artigos publicados, têm garantido ampla disseminação da publicação na comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde tanto nacional como internacional. Visando amplificar o potencial de disseminação dos artigos publicados em suas páginas, CSP encontra-se listado nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais, além de disponibilizar todos os seus artigos on-line por intermédio do projeto Scielo (Scientific Electronic Library Online).


Atualmente, o CSP é a revista científica com maior fator de impacto na área da saúde coletiva brasileira, segundo a base ISI Web of Knowledge, em notícia publicada através do Journal Citation Reports (JCR). O fator de impacto é uma medida que reflete o número médio de citações dos artigos científicos publicados em determinado periódico.


Publicado em 22/9/2011.

Voltar ao topo Voltar