11/11/2024
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)
Os impactos ambientais e sociais decorrentes das mudanças climáticas têm implicações profundas para a saúde das populações e a saúde pública. A maior frequência de eventos climáticos extremos, a insegurança alimentar causada pela redução nas colheitas, a migração forçada por condições climáticas adversas e outras consequências dos ditos "desastres naturais" levam a um aumento na incidência de diferentes tipos de doenças, causando também pressão adicional sobre os sistemas de saúde. Dessa forma, a saúde não pode ser dissociada dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, exigindo estratégias rápidas e eficazes que abarquem especialmente a preparação dos profissionais de saúde para seu enfrentamento.
Nesse contexto, a formação em saúde desempenha um papel crucial na resposta aos novos desafios impostos pelo clima. Assim, o Campus Virtual Fiocruz, plataforma de ensino e aprendizagem voltada à educação em saúde, oferece cursos online e gratuitos em diferentes temáticas buscando fortalecer a formação em saúde, bem como ampliar o acesso à informação para toda a sociedade. Ao longo dos últimos anos, o Campus Virtual vem se destacando como uma ferramenta estratégica na oferta de cursos gratuitos, acessíveis, de alta qualidade e certificados pela Fiocruz; todos elaborados por especialistas da área ligados à Fundação e outras instituições de ensino e pesquisa de excelência no país. Por suas características determinantes - online e autoinstrucional - os cursos permitem maior flexibilidade favorecendo a qualificação de trabalhadores e trabalhadoras da saúde em diferentes contextos e regiões.
Febre maculosa, dengue e leptospirose são exemplos recentes de temáticas de cursos desenvolvidos pelo Campus Virtual como respostas emergenciais a demandas urgentes surgidas no país. Conheça algumas das formações oferecidas - todas online e gratuitas - e inscreva-se!.
Curso Leptospirose — Transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção
A formação tem foco em atualizar profissionais de saúde sobre sinais e sintomas da leptospiroses. Ela é voltada especialmente a profissionais de saúde, mas aberta a todos os interessados na temática. O curso é dividido em três módulos, em uma carga horária total de 30 horas, e aborda questões sobre a transmissão da doença, fatores ambientais, sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento, bem como a prevenção e a vigilância em saúde. Ele é resultado de uma parceria entre o Campus Virtual Fiocruz (CVF), o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e foi desenvolvido em tempo recorde, cerca de 20 dias, para auxiliar na resposta ao enfrentamento dos aumentos de casos de leptospirose notificados em decorrência das enchentes que atingiram o Sul do país em maio de 2024.
Curso Estratégia de Disseminação de Larvicida para combate ao mosquito Aedes
O curso oferece um conjunto de conhecimentos, além da prática na gestão e operacionalização dos procedimentos de montagem, impregnação, instalação, e manutenção das Estações Disseminadoras de larvicida (ED’s) para o controle de arboviroses através da dispersão de larvicida por mosquitos urbanos nos diferentes contextos e realidades do Brasil. A deia é qualificar agentes de saúde, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde que atuam ou pretendem atuar no combate aos mosquitos Aedes. Ele tem foco numa tática muito promissora no combate aos mosquitos, que é a disseminação de larvicidas pelos próprios mosquitos. A Estratégia de Disseminação de Larvicida (EDL) é diferenciada, pois algumas espécies de mosquitos Aedes usam, de forma frequente, criadouros crípticos, ou seja, que são de difícil acesso, inacessíveis ou ainda visualmente indetectáveis até pelos agentes de combate às endemias (ACE). Composto de 2 módulos, 10 aulas e 40h de carga horária total, a formação foi desenvolvida pelo Campus Virtual Fiocruz e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).
Curso Febre maculosa: diagnóstico, tratamento, transmissão e prevenção
O curso apresenta conceitos básicos sobre a febre maculosa, buscando sensibilizar os profissionais de saúde para um diagnóstico mais ágil e preciso, além de otimizar o tratamento da doença, minimizando o número de óbitos. A formação parte do pressuposto que a falta de informação e o diagnóstico ágil continuam sendo os principais desafios no enfrentamento e redução dos óbitos da febre maculosa. Desenvolvido pelo Campus Virtual Fiocruz em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), ele tem carga horária total de 20h e é destinado prioritariamente aos trabalhadores(as) do SUS de nível médio e superior que atuam nas ações de saúde com atendimento e diagnóstico à população exposta às áreas endêmicas. Contudo, seu conteúdo está acessível de forma gratuita a qualquer pessoa que tenha interesse em informação científica de qualidade sobre o tema.
Curso InfoDengue e InfoGripe: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis
A formação busca promover a compreensão de conceitos teóricos do monitoramento de doenças transmissíveis com o objetivo de proporcionar aos profissionais da vigilância em saúde que trabalham em secretarias municipais e estaduais de saúde, conhecimentos e instrumentos que auxiliem na tomada de decisão em salas de situação dedicadas à vigilância de arboviroses urbanas (dengue, zika e chikungunya) e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Os módulos compreendem textos, vídeos e áudios, organizados com bastante dinamismo e interação. A ideia é que tais conhecimentos auxiliem a identificar cenários de risco e a leitura-interpretação dos boletins dos sistemas InfoDengue e InfoGripe em diferentes contextos. O curso foi desenvolvido pelo Campus Virtual em parceria com o Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC/Vpeic/Fiocruz).
Curso Gestão de risco de emergências em saúde pública no contexto da Covid-19
O objetivo do curso é contribuir para fortalecer as capacidades de preparação e resposta e ir além, produzindo uma mudança qualitativa na forma de enfrentar as emergências em saúde pública, trazendo uma visão prospectiva, tendo como base e apoio o programa Vigiar SUS do Ministério da Saúde para estimular as capacidades de vigilância e respostas às emergências em saúde pública. Ele é especialmente dirigido aos interessados na temática da gestão de risco de emergências em saúde pública para Covid-19 no âmbito do SUS. A formação é composta de três módulos, divididos em uma carga horária total de 70h.
Pensado para promover o diálogo entre conhecimentos técnico-científicos e experiências sobre eventos extraordinários de risco à saúde pública protagonizados pela sociedade civil organizada, o curso busca oferecer instrumentos que garantam o direito à saúde e à informação, estabelecendo trocas com os movimentos sociais e colaborando com a sua atuação como mediadores e produtores de conhecimento. A formação, online e gratuita, é destinada a representantes e envolvidos com movimentos sociais, mas aberto também a todos os interessados nessa temática. Foi desenvolvida a partir de uma parceria entre o Campus Virtual Fiocruz e a plataforma The Global Health Network (TGHN), por meio da qual o curso também está disponível em inglês e espanhol.
Conheça essas e diversas outras formações oferecidas pelo Campus Virtual no catálogo de cursos disponíveis.