Início do conteúdo

28/02/2011

Canal Futura e Fundação fazem parceria pela saúde materno-infantil

Marcelo Neves


O Canal Futura e o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) firmaram uma parceria na quarta-feira (23/2) para iniciar um trabalho de mobilização e difusão do conteúdo veiculado pelo canal em diversos espaços do Instituto. Com foco na saúde materno-infantil, o projeto Ação Saúde reúne produtos audiovisuais, textos e materiais de referência na área de saúde. A parceria é fruto de uma iniciativa de voluntários do projeto Biblioteca Viva em Hospitais, que ficarão responsáveis por implementar o projeto no IFF, com acompanhamento e supervisão de mobilizadores do Canal Futura.


 A coordenadora e voluntária do Biblioteca Viva, Magdalena Oliveira e Vanessa Castro, respectivamente; a assessora da Direção do IFF, Teresa Loyola; e a responsável pela Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, Renata Gazé (Foto: Marcelo Neves)

A coordenadora e voluntária do Biblioteca Viva, Magdalena Oliveira e Vanessa Castro, respectivamente; a assessora da Direção do IFF, Teresa Loyola; e a responsável pela Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, Renata Gazé (Foto: Marcelo Neves)


Para a coordenadora do Biblioteca Viva, Magdalena Oliveira, essa será uma boa oportunidade de promover saúde para os usuários do Instituto, principalmente os adultos. “Na ginecologia e nas enfermarias, tenho certeza que esse material será muito bem recebido, pois traz informações de interesse das usuárias e de maneira interativa, abrindo espaço para ouvi-las”, disse Magdalena. A iniciativa contou com o apoio da assessora da Direção do IFF, Teresa Loyola, que defendeu a exibição dos vídeos em todo o hospital. O Ação Saúde contou com apoio do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) para ser desenvolvido.


Ação Saúde


O Ação Saúde é um projeto de apoio à gestão pública por meio de um conjunto de ações específicas em torno da agenda de promoção da saúde, com foco na saúde materno-infantil. O kit é formado por parte da produção televisiva do Futura em um dado espaço de tempo de produção e organizada por tema, um caderno de atividades montado especialmente para cada edição do projeto, com textos complementares elaborados por consultores do canal, sugestões de uso dos programas e outras fontes de referência. O acervo pode ser complementado pelos usuários, estimulando articulações a partir das temáticas apresentadas. Ao aderir ao projeto, as instituições firmam um termo de cooperação técnica com o Canal Futura e passam a contar, durante um ano, com o apoio dos mobilizadores do canal na implementação por meio de visitas de acompanhamento e reuniões de socialização das atividades com outras instituições participantes e consultores.


Biblioteca Viva


Formado por voluntários, o Biblioteca Viva, como é chamado no IFF, é um espaço lúdico de leitura para bebês, crianças, jovens e acompanhantes. O momento da leitura busca aliviar a tensão causada pelas circunstâncias do ambiente hospitalar. Da Unidade de Pacientes Graves (UPG) aos ambulatórios, passando pelas enfermarias e outros setores do IFF, os voluntários do Biblioteca Viva tentam criar uma atmosfera mais leve, de preservação e desenvolvimento da saúde psíquica de todos por meio da leitura. Em 2007, o Biblioteca Viva do IFF foi indicado ao prêmio Vivaleitura, promovido pelos ministérios da Educação e da Cultura e organizações internacionais de educação e patrocinado pela Fundação Santillana. Ficou entre os cinco finalistas em sua categoria, destinada a sociedades, ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais.


Publicado em 25/2/2011.

Voltar ao topo Voltar