Início do conteúdo

19/08/2010

Canal Saúde debate ao vivo as políticas de saúde mental

Marcelo Neves


O programa Sala de Convidados, do Canal Saúde da Fiocruz desta sexta-feira (20/8), às 13h, discutirá as políticas públicas atuais de atenção à saúde mental. Por vários anos, o isolamento era o caminho para o tratamento daqueles que apresentavam algum tipo de transtorno mental. Na última Conferência Nacional de Saúde Mental, a intersetorialidade foi o destaque na busca por novas propostas. Conheça as tendências sobre o tema e participe ao vivo do debate.


 O ministro José Gomes Temporão discursa na abertura da Conferência de Saúde Mental

O ministro José Gomes Temporão discursa na abertura da Conferência de Saúde Mental


O Canal Saúde acompanhou a 4ª Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial (4ª CNSM-I), realizada em Brasília, em junho, para trazer o assunto ao debate. O tema da Conferência foi Saúde mental – direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios, discutido em todas as etapas a partir de três eixos estratégicos: Saúde Mental e Políticas de Estado; Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e Fortalecer os Movimentos Sociais; e Direitos Humanos e Cidadania como Desafio Ético e Intersetorial.


A CNSM-I trouxe uma novidade: ela foi intersetorial. Além de indivíduos da área de saúde (usuários, prestadores de serviços, profissionais), participaram deste processo, profissionais dos direitos humanos, da ação social, justiça, trabalho, educação, cultura e esporte. De acordo com os idealizadores do evento, o trabalho intersetorial poderá resultar “num salto de qualidade no debate da Reforma Psiquiátrica”. A etapa nacional aconteceu depois de 359 conferências municipais, 204 conferências regionais e 27 conferências estaduais, envolvendo cerca de 46.000 pessoas de todo país na discussão sobre o tema de março a maio de 2010. Fonte: Ministério da Saúde.


No programa Sala de Convidados o público participa ao vivo pela web, no chat, assistindo pela NBR ou ligando 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a participação pelo e-mail canal@fiocruz.br. Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse aqui. Para assistir no site do Canal Saúde, acesse aqui, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão.


Publicado em 19/8/2010.

Voltar ao topo Voltar