Início do conteúdo

01/09/2008

Canal Saúde debate os 15 anos do PSF

Marcelo Neves


O programa Sala de Convidados do Canal Saúde da Fiocruz põe em debate os 15 anos de implantação do Programa Saúde da Família (PSF) nesta terça-feira (2/9), das 13 às 14 horas, ao vivo. Com o PSF, o profissional de saúde se aproximou da comunidade, conhecendo a realidade local. Mas, após 15 anos de experiência, quais os resultados alcançados? Quais os próximos desafios do PSF? E no seu bairro, o PSF já foi implantado? O Sala de Convidados é veiculado pela Embratel, NBR e internet.


 Agente comunitária de saúde do PSF em visita à residência (Foto: Prefeitura de Amparo)

Agente comunitária de saúde do PSF em visita à residência (Foto: Prefeitura de Amparo)


Para debater os 15 anos do PSF e esclarecer dúvidas ao vivo estarão presentes a diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schilling Mendonça; o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Bahia, Hêider Aurélio Pinto e o secretário municipal de Saúde de Fortaleza, Luiz Odorico Monteiro de Andrade.


O PSF reorientou o modelo assistencial de saúde pública no Brasil ao implantar equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. As equipes do PSF são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. Em 2007, as equipes de Saúde da Família implantadas (no total de 27.324) estavam presentes em 5.125 municípios e cobriam 46,6% da população brasileira, aproximadamente 90 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde.


Para acompanhar pela internet basta acessar aqui, clicar na telinha com a inscrição “ao vivo” e participar a partir do chat associado à transmissão. No caso da televisão é necessário ter uma antena parabólica conectada ao aparelho. Pela Embratel o programa será veiculado na freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz). Para saber como sintonizar a NBR em sua cidade, acesse aqui.


Publicado em 1º/09/08.

Voltar ao topo Voltar