Início do conteúdo

15/04/2010

Canal Saúde discute a saúde nas áreas de fronteira

Marcelo Neves


O programa Sala de Convidados do Canal Saúde da Fiocruz debate a situação da saúde pública nas cidades de fronteira. O programa, ao vivo e interativo, vai ao ar sexta-feira (16/4), às 13h, na web e NBR. A qualidade do serviço público dos municípios dessas regiões e a dificuldade de gestão provocada pelo fluxo de usuários de outros países serão alguns dos temas discutidos. A equipe do Canal Saúde esteve em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Paraguai) para ver de perto o problema. Na cidade brasileira, paraguaios buscam principalmente a média e alta complexidade.


 Nas fronteiras, em geral, o número de unidades básicas de saúde (UBS) era pequeno: 40% dos municípios dispunham de apenas duas UBS e 80%, de até cinco

Nas fronteiras, em geral, o número de unidades básicas de saúde (UBS) era pequeno: 40% dos municípios dispunham de apenas duas UBS e 80%, de até cinco


Uma pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), de 2007, dá uma ideia de como se apresentam os serviços de saúde nas cidades brasileiras de fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai. No trecho de maior índice de desenvolvimento humano e econômico da fronteira, mais da metade dos municípios (55%) apresentava até 10 mil habitantes. A estrutura assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) era predominantemente de atenção básica com unidades presentes em quase todos (97%).


Em geral, o número de unidades básicas de saúde (UBS) era pequeno: 40% dos municípios dispunham de apenas duas UBS e 80%, de até cinco. Um terço dos municípios não dispunham de hospital e outros 31% apresentavam menos de 50 leitos SUS. A atenção especializada prestada por policlínicas estava presente em apenas 15%. Já o Programa Saúde da Família (PSF) estava implantado em 80% dos municípios, com a cobertura populacional elevada. A pesquisa foi realizada em 69 municípios.


No programa Sala de Convidados o público participa ao vivo pela web, no chat, assistindo pela NBR ou ligando 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a participação pelo e-mail canal@fiocruz.br. Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse aqui. Para assistir no site do Canal Saúde, acesse aqui, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.


Publicado em 13/4/2010.

Voltar ao topo Voltar