Início do conteúdo

07/03/2008

Canal Saúde passa a transmitir sessões de telemedicina ao vivo

Marcelo Neves


A partir deste mês o Canal Saúde passa a transmitir pela internet, em toda primeira sexta-feira do mês, das 14 horas às 15 horas, sessões de teledermatologia ao vivo. A primeira ocorreu nesta sexta-feira (7/3), com a troca de conhecimentos entre as universidades da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e a Universidade de Miami. O objetivo é contribuir para a popularização de atividades de telemedicina no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, transmitida pelo Canal Saúde (ver aqui), foi concebida graças a uma parceria entre as universidades de Miami e Federal do Ceará, no âmbito da Rute. As palestras serão em inglês.


 A telemedicina ajuda no diagnóstico e na escolha do tratamento mais adequado (Foto: Univ. da Virgínia)

A telemedicina ajuda no diagnóstico e na escolha do tratamento mais adequado (Foto: Univ. da Virgínia)


Esta é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A rede apóia o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários. Entre seus mais de 30 membros estão a Fiocruz e a Universidade Federal do Ceará. Outras informações aqui.


Cerca de 300 pacientes de Baturité, a 96 quilômetros de Fortaleza, foram poupados da viagem à capital para fazer eletrocardiograma graças ao sistema Telessaúde, implantado pelo Ministério da Saúde no ano passado, na Universidade Federal do Ceará. O Telessaúde é um programa nacional iniciado com a criação de nove núcleos nos estados do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cada um deles é conectado a 100 pontos instalados em unidades básicas de saúde. Por meio do sistema, que deverá equipar os centros e universidades com infra-estrutura de informática e telecomunicação, será possível fazer webconferência, chats, biblioteca virtual, discussões entre médicos e consultas virtuais.


No site do Canal Saúde é possível assistir a duas telesessões de radiologia pediátrica feitas no ano passado. Para ver basta acessar aqui. Mais informações pelo telefone 0800-701-8122

Voltar ao topo Voltar