Início do conteúdo

03/04/2013

Capes e Fiocruz lançam programa de fomento para doutores


A Fiocruz vai inaugurar em 2014 o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS)um novo espaço no campus de Manguinhos destinado à produção de insumos. Será um parque estratégico para o desenvolvimento de produtos de saúde contra doenças de importância epidemiológica ou econômica para o Brasil, especialmente as doenças tropicais negligenciadas. Por isso, o CDTS também tem o objetivo de encorajar parcerias entre os setores público e privado, estabelecendo trabalhos colaborativos com outros centros de excelência científica. Uma das iniciativas para estabelecer esse fluxo colaborativo ganha corpo com o edital recém-lançado do Programa de Colaboração a Longo Prazo para Professor Visitante e Pós-Doutorado, resultado de uma parceria entre a Fiocruz e a Capes. O programa visa estabelecer parcerias sustentáveis entre a Fundação e outras instituições líderes, sejam públicas ou privadas, por meio de diferentes modalidades de bolsa.


 Serão oferecidas até 20 bolsas de estágio pós-doutoral no Brasil para treinamento de jovens cientistas brasileiros em centros de excelência

Serão oferecidas até 20 bolsas de estágio pós-doutoral no Brasil para treinamento de jovens cientistas brasileiros em centros de excelência





Uma delas é o Programa de Pós-Doutorado, destinado a candidatos brasileiros, com título de doutor (PhD/DSc), interessados em realizar treinamento em instituições públicas ou privadas no Brasil ou no exterior, com o compromisso de se integrar a projetos do centro após a conclusão do programa. Serão oferecidas até 20 bolsas de estágio pós-doutoral no Brasil para treinamento de jovens cientistas brasileiros em centros de excelência. E até 10 bolsas para o treinamento no exterior.


Já o Programa para Professor Visitante é destinado a cientistas ou profissionais da área de gerenciamento de tecnologia que tenham o título de doutor (PhD/DSc) ou de nível equivalente, de instituições dos setores público ou privado, com experiência comprovada e produção relevante em suas respectivas áreas de atuação. Cidadãos oriundos de países que mantenham relações diplomáticas com o Brasil são elegíveis. O programa oferece ao profissional a flexibilidade de permanecer na Fiocruz por períodos de uma semana a um ano, podendo o prazo ser prolongado através de visitas múltiplas e renovações. Serão oferecidas até 30 bolsas.


Os candidatos serão selecionados por um painel de experts composto por seis membros designados pela Fiocruz e pela Capes. O programa terá validade até 2016. Veja aqui o anúncio do edital. A versão em inglês do edital foi publicado na revista Science.


Publicado em 1º/4/2013.

Voltar ao topo Voltar