Início do conteúdo

22/11/2007

Ceará promove seminário e avança na implantação de unidade da Fiocruz


Ocorrerá nestas quinta e sexta-feira (22 e 23/11) o Seminário de Implantação do Escritório da Fiocruz no Ceará. No seminário serão apresentadas o potencial do estado para a concretização da parceria, já que o governo do Ceará e a Fiocruz assinaram um protocolo de intenção para a instalação de uma unidade da Fundação. As negociações avançam em dois eixos de atuação. Nas atividades de incorporação tecnológica, o apoio da Fiocruz ao governo do Ceará tem como meta atrair a implantação de indústrias de produção de medicamentos e tecnologias de saúde. A capacitação e qualificação dos profissionais da atenção básica é o outro eixo de colaboração da Fundação. A coordenação do seminário será feita pelo vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha.


 O secretário da Saúde do Ceará, João Ananias Vasconcelos Neto 

O secretário da Saúde do Ceará, João Ananias Vasconcelos Neto 


“Pelo histórico de pesquisa em saúde pública é fundamental que o Ceará conquiste o escritório da Fiocruz”, afirma o secretário da Saúde do estado, João Ananias Vasconcelos Neto. “Isso vai ajudar a transformar o Ceará em um importante pólo de tecnologia em saúde. Gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser agente de cidadania são finalidades da Fiocruz", acrescenta o secretário.


A Fiocruz abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas, a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde, a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico, o ensino e a formação de recursos humanos, a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia, o controle da qualidade de produtos e serviços e a implementação de programas sociais. Atualmente a Fundação tem unidades e núcleos em Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco, Paraná, Bahia e Distrito Federal. Além do Ceará, está sendo discutida a implantação de filiais em Mato Grosso do Sul e no Piauí.


Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará

Voltar ao topo Voltar