Início do conteúdo

21/09/2016

Centro de Estudos Estratégicos recebe especialista em inteligência estratégica da Embrapa (22/9)

Eliane Bardanachvili (Centro de Estudos Estratégicos/Fiocruz)


O Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE/Fiocruz) receberá, nesta quinta-feira (22/9), o pesquisador Édson Bolfe, coordenador de Inteligência Estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Bolfe conduzirá uma reunião técnica, na qual apresentará a experiência do Agropensa, sistema dedicado a produzir e difundir conhecimentos e informações em apoio à formulação de estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação, para a Embrapa e instituições parceiras.

O Agropensa mapeia e apoia a organização, integração e disseminação de base de dados e de informações, captura e prospecta tendências, identifica futuros e elabora cenários, para enfrentamento de desafios e aproveitamento de oportunidades.

O CEE/Fiocruz tem interesse em experiências de organizações que se utilizam de estudos prospectivos no seu planejamento de longo prazo e em seus processos de tomada de decisão, de modo a trazer para a Fiocruz esse conhecimento. O convite ao pesquisador objetiva subsidiar o Centro em suas ações de prospectar, analisar e influenciar cenários que podem impactar a trajetória da Fiocruz e do país, e de construir saber estratégico voltado à produção de subsídios para tomada de decisões institucionais, promovendo processos sistemáticos de análise, validação e difusão de conhecimentos e informações qualificadas, voltadas ao desenvolvimento, pesquisa e inovação.

Sobre Édson Bolfe

Além de coordenador de Inteligência Estratégica da Embrapa, Edson Bolfe é presidente do Comitê Gestor do Portfólio de Monitoramento da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra no Brasil (CGPortGEO) e está à frente do Grupo de Pesquisas Geoespaciais em Agricultura e Ambiente (CNPq/Embrapa). É autor de artigos científicos e publicações técnicas envolvendo sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, agricultura e recursos naturais. Recebeu prêmios como Mérito aos Serviços Prestados ao Exercício Profissional (CREA-RS), Melhor Trabalho Científico em Sensoriamento Remoto (Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola), Prêmio Nacional do Projeto Zoneamento Agrícola do Brasil (Embrapa), Prêmio Nacional do Programa Prosa Rural (Aberje) e o Prêmio de Profissional GIS do Ano no Brasil (Esri Brazil).

Mais informações
Comunicação CEE/Fiocruz
cee@fiocruz.br
3882 9282 r. 2018 e 2015

Voltar ao topo Voltar