Início do conteúdo

28/11/2008

Ciência e saúde na Belle Époque

Ricardo Valverde


Considerada uma das fases mais empolgantes da história do Rio de Janeiro, a chamada Belle Époque carioca ocorreu entre o final do século 19 e o início do 20. É naquele ambiente que transcorre o livro Entre os salões e o laboratório – Guilherme Guinle, a saúde e a ciência no Rio de Janeiro, 1920-1940, da historiadora Gisele Sanglard, recentemente publicado pela Editora Fiocruz. Como o título revela, a obra, fruto de uma tese de doutorado defendida em 2005, gira em torno do industrial Guilherme Guinle, membro de uma das famílias mais ricas e de maior destaque na então capital da República, e de sua amizade com o médico Carlos Chagas. O trabalho foi premiado pelo jornal O Globo em um concurso de teses sobre o Rio de Janeiro.


 Projeto do Hospital do Câncer da Fundação Oswaldo Cruz, cuja história é recuperada por Gisele no livro. O prédio nunca foi construído (Foto: Acervo COC)

Projeto do Hospital do Câncer da Fundação Oswaldo Cruz, cuja história é recuperada por Gisele no livro. O prédio nunca foi construído (Foto: Acervo COC)


No início do livro, Gisele apresenta Guinle e analisa os dois sistemas distintos de socorro à pobreza existentes na época. Um mais ligado aos países de cultura anglo-saxã, no qual a filantropia privada é privilegiada. É o modelo em que pontificam os benfeitores vindos das camadas ricas da sociedade. O outro, mais comum aos países de formação católica, mostra a Igreja e o Estado como responsáveis pela transformação do estatuto do pobre. Com isso, a autora pretende entender o sistema de socorro aos necessitados no Brasil.


Nos outros capítulos a historiadora investiga a trajetória da família Guinle, traçando um paralelo com as grandes mudanças sociais, políticas e médico-científicas pelas quais passava o Rio de Janeiro. Entre estas últimas está a criação do Instituto Soroterápico Federal, em 1900, o embrião da atual Fiocruz.


Ao longo do livro, Gisele trata da relação entre Guinle e a saúde pública – que levou à criação de hospitais – a reforma do setor, ocorrida em 1919, comenta as pesquisas sobre câncer e sífilis e narra o apoio do industrial às ciências e ao Instituto Oswaldo Cruz.



Serviço


Entre os salões e o laboratório – Guilherme Guinle, a saúde e a ciência no Rio de Janeiro

Editora Fiocruz: (21) 3882-9039,

Páginas: 303

Preço: R$ 38


Publicado em 28/11/2008.

Voltar ao topo Voltar