Início do conteúdo

26/05/2011

Ciência Móvel vai a Campinas em evento de popularização da ciência

Haendel Gomes


O projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos viaja para Campinas durante o período da 12ª Reunião Bienal da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe – a Red-Pop –, que ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 29 de maio a 2 de junho. Segundo a Red-Pop, mais de 290 trabalhos serão divulgados no evento. A equipe do caminhão da ciência ficará na cidade paulista de 31 de maio a 3 de junho, período em que vai apresentar uma série de  atividades como jogos, equipamentos interativos, multimídias e oficinas. A visita foi marcada graças a uma parceria entre a Fiocruz e a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O museu itinerante vai receber o público das 8h30 às 17h, no Parque Portugal – Portão 8 (Avenida Heitor Penteado, sem número). A abertura do evento à população será no dia 30 de maio, às 10h30.


 O caminhão do projeto Ciência Móvel, no <EM>campus</EM> da Fiocruz

O caminhão do projeto Ciência Móvel, no campus da Fiocruz


Desde 2006 quando foi lançado, o projeto Ciência Móvel atendeu um público estimado em mais de 350 mil pessoas. A coordenação é do Museu da Vida, departamento da Casa de Oswaldo Cruz, uma das unidades técnico-científicas da Fiocruz, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e patrocinado pela sanofi-aventis.


Com 13,5 metros de comprimento, o caminhão leva em suas viagens às cidades da Região Sudeste diversas atrações interativas que mostram um pouco do universo da ciência, com destaque para o Gyrotec – composto por três anéis que giram livremente em todas as direções e simula exercícios feitos pelos astronautas. Além do equipamento similar àquele usado pela Nasa – a agência espacial americana –, também são apresentadas as mostras Energia e Mini-Darwin, bem como as bancadas de microscopia e vídeos científicos. O Ciência Móvel foi visitado no ano passado por cerca de 70 mil pessoas, que puderam conhecer suas atividades, que visam contribuir para a inclusão social das populações e a melhoria do ensino de ciências.


Serviço


Projeto Ciência Móvel

Data: de 31 de maio a 3 de junho

Horário de atendimento: 8h30 às 12h e 13h30 às 17h

Entrada franca

Local: Parque Portugal, Portão 7 (Avenida Heitor Penteado, sem número)


Assessoria de imprensa


Casa de Oswaldo Cruz/Museu da Vida/Fiocruz

Haendel Gomes: (21) 3865-2230 / 9959-4447


Publicado em 23/5/2011.

Voltar ao topo Voltar