Início do conteúdo

10/12/2010

Ciência & Saúde Coletiva publica suplemento sobre vigilância sanitária

Informe Ensp


A revista Ciência & Saúde Coletiva encerra o ano de 2010 com um número especial sobre a vigilância sanitária brasileira. Tendo como editoras convidadas as pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Marismary Horsth De Seta e Vera Lúcia Edais Pepe, além de Ediná Alves Costa, pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, esse número mostra, em primeiro lugar, o desenvolvimento de uma área de pesquisa a partir da estratégica cooperação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e instituições científicas e, em segundo lugar, como o tema passa a ter espaço nas melhores revistas científicas brasileiras e estrangeiras da área de saúde pública/saúde coletiva.


Nesta edição são divulgados 30 artigos, dos quais o primeiro é um debate aberto sobre as conquistas e os desafios do Sistema Nacional de Vigilância (objeto da Lei 9.782, de 26/1/1999); 11 decorrem de estudos realizados pelos centros colaboradores sediados nas instituições de pesquisa e apoiados pela Anvisa; 2 são artigos de revisão; e 16, também sobre o tema, são de livre demanda.


Além de divulgar conhecimentos sobre seus objetos de pesquisa, de intervenção e de evidenciar suas relações com a saúde individual e coletiva, em geral, os autores são unânimes em apresentar o papel do sistema no fortalecimento da cidadania e na integralidade da atenção à saúde. Mas, igualmente, a maioria dos autores apresenta críticas quanto a diversos aspectos da prática da vigilância sanitária que demandam mudanças fundamentais.


É importante ressaltar que o conjunto de autores e debatedores abrange profissionais, gerentes e pesquisadores comprometidos com os princípios da reforma sanitária e com a construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os textos que compõem a revista Ciência & Saúde Coletiva 15 (suplemento 3) podem ser acessados aqui.


Publicado em 9/12/2010.

Voltar ao topo Voltar