Cidacs/Fiocruz Bahia lança a Plataforma de Dados Desidentificados (9/4)

Publicado em
Cidacs/Fiocruz Bahia
Compartilhar:
X

Na próxima quarta-feira (9/4), a equipe do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidcas/Fiocruz Bahia) lança, em evento online e aberto ao público, a Plataforma de Dados Desidentificados (PDD), um ecossistema de dados agregados que conta com mais de 160 bases diversas e um processo automatizado que atualiza as bases dispostas, conforme a disponibilidade da própria fonte. Para chegar a esse resultado, foram necessários cinco anos de trabalho, com construção de metodologia, acesso a bases diversas, reunião da documentação dos dados (metadados), organização temática das bases disponíveis e desenvolvimento do ambiente de extração.

Cartaz do evento.


O processo de construção começou em junho de 2020, três meses desde o decreto da pandemia de Covid-19. Em meio a emergência global de saúde, o Cidacs/Fiocruz Bahia reinventou e direcionou sua atividade científica para o monitoramento da situação epidêmica no Brasil e para a divulgação das últimas evidências. Esses esforços construíram a Rede CoVida e, posteriormente, o trabalho possibilitou a construção de painéis de monitoramento e de modelos matemáticos de previsão dos casos no Brasil.

A ferramenta visa tornar mais presentes na rede as informações em saúde e servir como base para pesquisa com dados. Outros objetivos são apoiar a vigilância epidemiológica, o monitoramento e a análise da situação de saúde, e o desenvolvimento de indicadores e pesquisas. O evento trará uma discussão sobre a importância do uso de dados para a pesquisa, além de uma demonstração de uso da Plataforma. Inscreva-se para participar do evento.  

Leia mais no site do Cidacs/Fiocruz Bahia