Início do conteúdo

23/07/2009

Cineasta José Padilha abrirá novo programa de pós-graduação


O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) convida para a abertura do novo Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), que será realizada no dia 27/8, a partir das 10h, na Biblioteca de Ciências Biomédicas. Na ocasião, para dar as boas vindas aos alunos, o cineasta José Padilha, que dirigiu o filme Garapa, se juntará a alguns especialistas a fim de assistir e debater o documentário. Com 110 minutos de duração, a produção narra a vida de três famílias que tentam sobreviver à fome no estado do Ceará.



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 920 milhões de pessoas sofrem de fome crônica ou parcial no mundo. No documentário, Padilha diferencia a fome, que seria a ausência completa de alimentos, da fome crônica, que significa sobreviver com uma dieta de baixa qualidade não correspondente às necessidades nutricionais diárias do ser humano. O título Garapa se deve a uma receita caseira de água e açúcar, utilizada pelas mães para alimentar as crianças. 


Além de Garapa, José Padilha assina a direção de Tropa de Elite e Ônibus 174.  O cineasta irá compor a mesa de debate junto ao diretor executivo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Francisco Menezes; ao doutor em ciências da comunicação e da informação pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (França) e docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Antônio Fausto Neto; e à vice-coordenadora do PPGICS e doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Dália Romero.    


Programação


10h – exibição do filme Garapa

14h – Mesa-redonda, com a participação de José Padilha, Francisco Menezes, Antônio Fausto Neto e Dália Romero

Voltar ao topo Voltar