Início do conteúdo

23/05/2023

COC/Fiocruz promove seminário inaugural da Cátedra Unesco

COC/Fiocruz


A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promoverá o seminário inaugural da Cátedra Oswaldo Cruz - Unesco no próximo dia 1º de junho, no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro. Com o tema Diálogo entre saberes para transformações planetárias, o evento terá a conferência da professora e pesquisadora Sandra Benites, da etnia Guarani Nhandewa, com a participação do antropólogo e professor do Museu Nacional Eduardo Viveiros de Castro, e uma mesa-redonda sobre a flora brasileira, na parte da tarde.

A mesa de abertura, com a presença de representantes da Fiocruz e da Unesco-Brasil, e a conferência de Sandra Benites serão realizadas presencialmente, assim como a mesa-redonda intitulada Flora brasileira, saberes tradicionais, que terá a mediação da professora e pesquisadora Lorelai Kury (COC/Fiocruz). O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia.

Aprovada em 2020 pela Unesco, a Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura tem como objetivo principal discutir os estudos de ciência e saúde para o desenvolvimento de uma cultura científica e a disseminação da percepção da saúde como construção social e cultural. A meta é incentivar a colaboração Norte-Sul-Sul, reunindo instituições de pesquisa das Américas e da Europa e intensificando a troca de conhecimentos sobre patrimônio e história da ciência e saúde.

Além de fortalecer a COC/Fiocruz como centro de excelência e inovação, o projeto visa congregar pesquisadores e estudiosos para discutir os efeitos históricos, científicos, sociais e culturais dos movimentos humanos desde tempos remotos até o século 21. A cátedra visa também possibilitar o intercâmbio de conhecimento entre comunidades tradicionais e suas formas de saber com outras formas de saber e de conhecimento.

Confira a programação completa

Voltar ao topo Voltar