Início do conteúdo

08/03/2007

Começa a segunda etapa da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Luana Furtado


Começou na segunda-feira (05/03) e se estende até esta sexta-feira (09/03) a segunda etapa da 3ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente – uma competição promovida pela Fiocruz em parceria com a Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), que está sendo realizada nas sedes da Fundação em todo o país. Os trabalhos recebidos são julgados por comissões formadas por professores, pesquisadores, escritores e jornalistas ligados à área de educação em ciências, saúde e meio ambiente. Nesta fase serão escolhidos os trabalhos que vão representar as seis regionais na etapa de premiação nacional. As comissões regionais selecionarão os melhores trabalhos por categoria, ensino fundamental (5ª a 8ª série) e médio, e por modalidade – Arte e Ciência, Produção de Texto e Projeto de Ciências. No Rio de Janeiro a avaliação ocorre na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no campus da Fiocruz.



Os primeiros colocados em cada regional ganharão medalhas e uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer o campus da Fiocruz. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em 25 de maio – em evento integrado às comemorações do aniversário de 107 anos da Fiocruz. As escolas que se destacarem com trabalhos, propostas ou projetos na área de saúde e meio ambiente ganharão o selo Folha Verde. Todos os trabalhos inscritos receberão certificados de participação.


“A Olimpíada, ao divulgar projetos e ações interessantes, incentiva a elaboração, a implementação e a realização de atividades que inovem a prática educativa e cidadã. A meu ver, é neste ponto que reside a maior relevância da Olimpíada para a sociedade, pois propõe a prática de registrar o processo educativo de uma forma criativa através de linguagens e expressões artísticas”, diz a educadora Regina Vassimon, consultora da Unesco e membro da banca julgadora na Etapa Regional Sudeste.


A Olimpíada tem o apoio da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde (CGVAM) do Ministério da Saúde e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia. Para mais informações clique aqui.

Voltar ao topo Voltar