Início do conteúdo

05/01/2010

Começa nova edição do curso Harvard-Brasil de saúde pública

Mariana Alcântara


Tiveram início na segunda-feira (4/1) as atividades do 3º Curso Colaborativo em Saúde Pública Harvard-Brasil. O evento, realizado em Salvador até 20 de janeiro, é organizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em parceria com o Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz, unidade da Fiocruz na Bahia, além de outras instituições de excelência em saúde pública do Brasil. O curso também conta com o apoio do Centro David Rockefeller para Estudos da América Latina, da Universidade de Harvard.



As atividades serão voltadas para o estudo de doenças infecciosas como a dengue, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose e HIV/Aids. Entre os objetivos está a análise crítica de fatores socioeconômicos e ambientais que estão associados com a alta prevalência e a distribuição geográfica destas enfermidades, além de procurar identificar as características da população, seu estado nutricional, imunidade e comorbidades, o grau de exposição, assim como o impacto assim como o impacto destes fatores sobre a morbidade e a mortalidade.


Para o diretor da Fiocruz Bahia, Mitermayer Galvão dos Reis, o evento fortalece a colaboração acadêmica entre as instituições envolvidas, abrindo possibilidade de realização de projetos entre a Harvard e a Fiocruz. "O curso reunirá na Bahia, pela terceira vez, grandes nomes da ciência do Brasil e dos Estados Unidos", diz o diretor. "Certamente, teremos impactos importantes na formação de recursos humanos e na produção científica e tecnológica", completa.


Ao todo foram disponibilizadas 30 vagas, 15 para estudantes da universidade americana e 15 para candidatos brasileiros, que assistirão a aulas teóricas e práticas ministradas pelos professores da Harvard e de instituições de pesquisa e ensino brasileiras.


Mais informações


http://www.drclas.harvard.edu/brazil/publichealth-salvador-2010 (em inglês)


Publicado em 30/12/2009.

Voltar ao topo Voltar