Início do conteúdo

27/08/2009

Como desenvolver um país sem degradar os recursos naturais?

Marcelo Neves


Como desenvolver um país sem degradar os recursos naturais? A resposta a esta pergunta é o desafio dos organizadores da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA), tema do programa Sala de Convidados do Canal Saúde/Fiocruz, nesta sexta-feira (28/08), às 13h. Mais do que pensar numa resposta, eles pretendem criar um Plano Nacional de Saúde Ambiental e, dessa forma, harmonizar desenvolvimento econômico, produção e consumo de maneira sustentável, respeitando os limites do meio ambiente e, o mais importante, preservando a vida. Estima-se que 30% dos danos à saúde estejam relacionados a fatores ambientais decorrentes da falta de esgotamento sanitário, poluição atmosférica, desastres naturais entre outros.


 Estima-se que 30% dos danos à saúde estejam relacionados a fatores ambientais. Foto: Canal Saúde/Fiocruz 

Estima-se que 30% dos danos à saúde estejam relacionados a fatores ambientais. Foto: Canal Saúde/Fiocruz 


Convidados: Para debater o tema, estarão presente no estúdio a diretora do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, Karla Matos; o coordenador geral da Conferência, Guilherme Ferreira Netto; o coordenador da Secretaria Executiva do Conselho das Cidades do Ministério das Cidades, Elcione Diniz; e o pesquisador Hermano Castro, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Fiocruz).


CNSA: A Conferência, constituída por decreto presidencial, será dividida em três eixos temáticos - Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta; Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; e Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis. A jornada, que já começou e exige a identificação de políticas e ações integradas entre órgãos do governo e a sociedade civil organizada, terá como ponto alto a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA). As etapas municipais prosseguem até o fim deste mês (30/08) e as estaduais e do Distrito Federal serão realizadas até 30/10. A etapa nacional ocorrerá entre os dias 15 e 18 de dezembro, em Brasília. A conferência é fruto da união de três Ministérios (Cidades, Meio Ambiente e Saúde).


Participe do debate: No Sala de Convidados, o público pode participar ao vivo pela web. Para assistir no site do Canal Saúde, acesse www.canalsaude.fiocruz.br, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão. Você pode também assistir pela NBR. Para saber como, acesse www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr. Para participar, ligue 0800 701 8122 ou antecipe suas perguntas e comentários pelo e-mail canal@fiocruz.br. O programa é apresentado por Renato Farias.


Publicado em 28/08/2009.




 

Voltar ao topo Voltar