Início do conteúdo

09/07/2009

Completado o sequenciamento do genoma de um vetor da doença de Chagas

Renata Moehlecke


O genoma do triatomídeo Rhodnius prolixus, um dos principais vetores da doença de Chagas, acaba de ser sequenciado: é o que conta o biólogo Pedro Lagerblad, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em palestra nesta manhã de quinta-feira (9/7) no Simpósio Internacional Centenário da Descoberta da Doença de Chagas. O evento, que termina amanhã, está ocorrendo no Hotel Sofitel em Copacabana no Rio de Janeiro.


 Lagerblad: a divisão do sequenciamento facilitará a busca de genes individuais e fará com que qualquer estudioso seja capaz de encontrar o que está procurando (Foto: Gutemberg Brito)

Lagerblad: a divisão do sequenciamento facilitará a busca de genes individuais e fará com que qualquer estudioso seja capaz de encontrar o que está procurando (Foto: Gutemberg Brito)


Para a realização do sequenciamento, foram feitas cerca de 7 milhões de leituras do genoma. “Os 21 cromossomos do R. prolixus foram quebrados em 14 mil pedaços, quando o comum é conseguir dividi-los em 70 mil”, explica o pesquisador. “A divisão facilitará a busca de genes individuais e fará com que qualquer estudioso seja capaz de encontrar tudo o que está procurando”.


A montagem e identificação do genoma permitirão o desenvolvimento de diversas pesquisas, como as referentes a fisiologia, estrutura biológica, sistemática e evolução do vetor. “O objetivo desta exposição não é mostrar resultados de estudos, mas dizer que a caixa do genoma está aberta para estes serem realizados”, destaca Lagerblad. “A brincadeira começa agora”.


O pesquisador ainda aponta que o esquema de sequenciamento pode ser feito agora com outros vetores da doença de Chagas, que tem alta prevalência na América Latina. “Ao contrário de enfermidades como a dengue e a malária, que têm somente um tipo de vetor, a doença de Chagas pode ser transmitida por 137 espécies e 17 gêneros de insetos”, comenta Lagerblad. “Muito ainda deve e poder ser realizado”.


Memórias do Instituto Oswaldo Cruz homenageia o centenário da descoberta


Vigilância sustentável e melhoria da qualidade de vida das áreas rurais ampliam contenção da infecção na América Latina


CD da ópera Carlos Chagas é lançado durante simpósio



Leia textos publicados em 8 de julho sobre o simpósio internacional


Leia textos publicados em 7 de julho sobre o simpósio internacional


Publicado em 9/7/2009.

Voltar ao topo Voltar