Início do conteúdo

06/12/2013

Concurso literário que homenageia Sergio Arouca tem inscrições abertas


Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o Concurso Literário Antônio Sergio da Silva Arouca, cujo objetivo é permitir uma ampla difusão de valores humanísticos, tais como a solidariedade, a dignidade da pessoa humana, a livre manifestação do pensamento, entre outros preceitos éticos que sirvam à promoção do fenômeno social de conscientização coletiva. Esta é uma iniciativa do Movimento Ciranda de Escritores, grupo formado por autores da Região dos Lagos Costa do Sol, do Rio de Janeiro, em parceria com a Oncosolidaria - instituição de prevenção e combate ao câncer -, e supervisionado pelo Selo Off Flip, editora sediada em Paraty (RJ).

O princípio do Movimento Ciranda de Escritores é criar e consolidar hábitos de leitura, fortalecer a prática da escrita criativa e valorizar a arte literária. Com este concurso, a proposta é buscar novos talentos literários entre jovens estudantes de todo país e, assim, conhecê-los, apreciar seus trabalhos, compreender seus anseios e, acima de tudo, capturar sua especial visão do mundo. Podem ser enviados texto em formato de conto, crônica e poesia. Além disso, o concurso aceita desenhos e ilustrações. Os trabalhos selecionados no concurso serão editados e publicados em formato de livro pelo Selo Off Flip/Ciranda de Escritores e tem a previsão de ser lançado na próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em agosto de 2014.

Nesta primeira edição do concurso, o Movimento Ciranda de Escritores presta uma homenagem ao médico sanitarista Sérgio Arouca, patrono da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), falecido em 2003, vítima de câncer de intestino. A temática desta edição envolve campanhas públicas de relevante valor social. A ideia é contribuir de forma proativa para a promoção das ações de prevenção e combate ao câncer, desenvolvido pelos programas da Oncosolidaria, em apoio às ações fomentadas pelo Governo Federal. A chamada pública pode ser acessada aqui.

Voltar ao topo Voltar