Início do conteúdo

15/04/2020

Conexão Fiocruz Brasília debate Covid-19 e crianças em casa

Nayane Taniguchi (Fiocruz Brasília)


A pandemia do novo coronavírus alterou, de maneira significativa, a vida dos brasileiros. Suspensão de aulas nas escolas, fechamento do comércio, interdição de parques e espaços de lazer e adoção do trabalho em casa são algumas das medidas importantes para garantir o distanciamento social e evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde. Com a rotina alterada sem planejamento, a casa se transformou em local de estudo, trabalho, lazer, descanso e cuidado. Mas, como lidar com crianças em casa, que podem não compreender tantas mudanças em tão pouco tempo?

O novo coronavírus nas ruas e as crianças em casa: o que fazer? é o tema do Conexão Fiocruz Brasília desta quinta-feira (16/4), às 15h, que vai contar com especialistas para auxiliar pais e cuidadores neste período. Entre os convidados, também estão pais que compartilharão a experiência vivida e como lidam com as questões associadas aos seus filhos.

Mães, pais e cuidadores poderão encaminhar, em tempo real, questões a serem respondidas pelas convidadas, a pedagoga e doutora em Educação, diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação do DF, Andréia Martinez e a psicóloga Raíssa Volker.

Também participarão do programa, compartilhando as experiências ao longo das últimas semanas, o pai do Joaquim (7) e do Antônio (1) e educador parental Marlon Camacho, a mãe da Ana Maria (8) e Maria Helena (5), divulgadora científica e mestre em Ensino em Biociências e Saúde Catarina Chagas, e a mãe da Maria Elis (7), Olívia (4), Joaquim (2) e Míriam (7 meses) Talita Cruz, jornalista, especialista em Comunicação Pública e assessora de Comunicação e Promoção Institucional.

O Conexão Fiocruz Brasília é uma atividade interativa, transmitida pelo YouTube da Fiocruz Brasília, que aproxima a população de especialistas e pesquisadores, por meio de perguntas enviadas  pelas mídias sociais da instituição: no YouTube, Facebook e Instagram (@fiocruzbrasilia).

Em Brasília, as escolas tiveram as aulas suspensas desde o dia 11 de março, por meio do decreto nº 40.509 do Governo do Distrito Federal. Já são mais de 30 dias sem atividades escolares. Com isso, algumas escolas adotaram o sistema de educação à distância, com vídeo-aulas, tarefas e exercícios para serem feitos em casa, sob a supervisão dos pais.

Conexão Fiocruz Brasília

As três primeiras edições do Conexão Fiocruz Brasília já somam quase 40  mil visualizações no canal do YouTube da instituição, e abordaram temas como populações vulneráveis (clique aqui), saúde mental (clique aqui) e as certezas e incertezas do novo coronavírus (clique aqui). Centenas de perguntas foram enviadas durante as transmissões, cujas respostas foram respondidas pelos pesquisadores participantes ou disponibilizadas na página especial da Fiocruz Brasília com perguntas e respostas sobre o novo coronavírus e em formato podcast, nas plataformas de streaming.

No canal do YouTube, a Fiocruz Brasília produziu uma playlist específica sobre o novo coronavírus, com  27 produtos, entre vídeos e áudios. Pelo Instagram e Facebook, a instituição divulga, diariamente, informações e dicas atualizadas para os seguidores. Em pouco menos um mês, já são mais de 1,9 mil seguidores do @fiocruzbrasilia. Já no site da instituição, além de espaço específico para dúvidas da população, também estão disponíveis materiais de comunicação sobre o novo coronavírus, orientações sobre a não disseminação de fake news e peças para compartilhamento nas mídias sociais. A ampliação dos canais de comunicação da Fiocruz Brasília reforçam a importância da informação de qualidade, e a atuação conjunta com a população para conter a doença no país.

Voltar ao topo Voltar