Início do conteúdo

22/09/2008

Congresso de epidemiologia discute efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde

Edmilson Silva


Os efeitos das mudanças climáticas na saúde das pessoas, o impacto da violência na sociedade e os desafios relacionados ao enfrentamento da dengue são alguns dos temas que vão dominar as apresentações desta segunda-feira (22/9), segundo dia do 18º Congresso Mundial de Epidemiologia e 7º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, promovidos, respectivamente, pela Associação Internacional de Epidemiologia (IEA, na sigla em inglês) e Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Os dois congressos, abertos no domingo (21/9), constituem o maior encontro da área da saúde pública em 2008 e começaram com uma cerimônia de abertura em que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, chamou a atenção dos mais de 6 mil participantes para a importância da saúde da criança.


 Entre os temas candentes do evento está o aquecimento global e a sua influência nas questões de saúde

Entre os temas candentes do evento está o aquecimento global e a sua influência nas questões de saúde


Mudanças climáticas e seus impactos no Brasil será o tema da palestra de Carlos Nobre, enquanto Anthony McMichael, da Austrália, vai falar sobre as mudanças globais e padrões de doenças infecciosas. Christovam Barcellos abordará as mudanças climáticas e as disparidades em saúde. A antropóloga carioca Alba Maria Zaluar coordenará uma mesa-redonda em que serão abordados aspectos relacionados à epidemiologia da violência na África do Sul, ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro e a juventude. A violência na Colômbia é outro dos temas em debate, além da dengue e da obesidade, doença que vem sendo encarada como epidemia pelos especialistas. Os dois congressos reúnem especialistas de mais de 50 países.


O psiquiatra paulista Ronaldo Laranjeira ficará responsável por um simpósio em que estará em discussão o papel da epidemiologia nas políticas de controle do tabagismo, álcool e alimentos. Laranjeira apresentará dados sobre o levantamento nacional de consumo de álcool e falará ainda sobre implicações deste para as políticas públicas. O papel da epidemiologia nutricional na definição da estratégia  global sobre a alimentação saudável e a atividade física proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é outro dos temas apresentados na mesa que Laranjeira coordenará nesta tarde.


Uma das sessões debaterá o impacto das lesões causadas pelo trânsito na mortalidade da população brasileira e das Américas. Sob coordenação de Otaliba Libânio de Marais, do Ministério da Saúde, uma das conferências será sobre as intervenções para redução do impacto das lesões causadas pelo trânsito, a ser apresentada por Eugênia Maria Rodrigues, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Ainda nesta sessão, Ednilsa Ramos de Souza, do Centro de Estudos Sobre Saúde e Violência (Claves) da Fiocruz, vai falar sobre os determinantes sócioepidemiológicos das lesões e mortes causados pelo trânsito.


Outros destaques desta segunda-feira

 

- Avaliação materno-infantil (estado nutricional e anemia em crianças cadastradas no Programa Bolsa Família (PBF); a Avaliação da monitorização da doença diarréica aguda no município de São Paulo; Assistência à saúde entre crianças residentes em áreas atendidas e não atendidas pela Pastoral da Criança na região de Campinas);


- Dengue: características epidemiológicas e desafios relacionados à prevenção (25 anos da dengue no Brasil: diferenças e similaridades epidemiológicas entre o Brasil e o Sudeste da Ásia; Fatores de risco da Case Western University associados à ocorrência da febre hemorrágica da dengue; e as estratégias para o controle da dengue no Brasil);


- Mortalidade Infantil no Brasil (Mortalidade infantil no Brasil: tendências e desigualdades; Mortalidade infantil no Brasil: Ministério da Saúde; Mortalidade infantil no Brasil: Ripsa; Mortalidade infantil no Brasil: IBGE);


- PNDS-2006: estado nutricional e segurança alimentar da população brasileira (Apresentação da PNDS-2006; Causas do declínio da desnutrição infantil no Brasil (1996-2006); Aleitamento materno e alimentação infantil: situação atual no Brasil e tendências e; Prevalência e determinantes da insegurança alimentar no Brasil);


- Desenho de estudos para prevenção da obesidade: para além dos ensaios clínicos ou comunitários (prevenção de obesidade em adolescentes - O papel da escola; Métodos epidemiológicos na avaliação de programas de educação nutricional; avaliando ações preventivistas na obesidade: momento para novas questões metodológicas).


Outra atração desta segunda-feira (22/9) é a palestra do escritor e sanitarista Moacyr Sciar fará sobre literatura e saúde, das 14 horas às 15h30, no Espaço Saúde & Letras, no Pavilhão de Exposições da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Além disso, esta tarde serão lançados alguns dos mais recentes títulos da Editora Fiocruz. Entre eles estão As causas sociais das iniqüidades em saúde no Brasil, da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde, Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS, organizado por Gustavo Corrêa Matta e Júlio César França Lima; Território, ambiente e saúde, organizado por Ary Carvalho de Miranda, Christovam Barcellos, Josino Costa Moreita e Maurício Monken; Missão prevenir e proteger: condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do Rio de Janeiro, organizado por Maria Cecília Minayo, Ednilsa Ramos de Souza e Patrícia Constantino; e Vírus emergentes no Brasil, de Luiz Jacintho da Silva e Rodrigo Nogueira Angerami.


Informações para a imprensa


Juana Portugal : (21) 9309-5066 - juana@fiocruz.br, juana.portugal@gmail.com

Edmilson Silva: (21) 9611-0074 - edmilson.oliveiradasilva@gmail.com

 

Sala de Imprensa do Centro de Eventos da Fiergs: (51) 3364.9805 / (51) 3364.9808.

 

Outras informações e programação completa no site do evento.


Mais


Congressos Mundial e Brasileiro de Epidemiologia são abertos em Porto Alegre


Publicado em 22/9/2008.

Voltar ao topo Voltar