28/06/2019
Pamela Lang (Agência Fiocruz de Notícias)
Mais de cinco mil pessoas, dentre gestores, profissionais de saúde e representantes de instituições ligadas à saúde pública e de todas as esferas de governo, estarão reunidas de 2 a 5 de julho, em Brasília, para debater e trocar experiências sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), durante o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Com o tema Diálogos no Cotidiano do SUS, esta edição do evento pretende dar um enfoque ainda maior às diversas experiências do SUS que têm demonstrado um impacto positivo sobre as populações locais.
Um evento de destaque na programação do Congresso é 8ª Roda IdeiaSUS de Práticas e Soluções em Saúde
Como parte dessa programação, a 16ª edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS merece destaque por ser a maior de toda a sua história, contando com a apresentação de 500 experiências de secretarias de saúde de todos os estados do país.
“O Congresso do Conasems vem dando cada vez mais importância para a apresentação de experiências locais na Mostra Brasil, Aqui Tem SUS. Acredito que esta tendência deva ser valorizada, pois costumamos ressaltar a importância do SUS pela apresentação de grandes números na realização de procedimentos cirúrgicos, imunizações e programas reconhecidos mundialmente. No entanto, as experiências locais revelam uma dimensão do SUS ainda pouco conhecida e que se apresenta na base do sistema, com práticas desenvolvidas no interior das unidades e nas comunidades e que contam com participação intensa de profissionais de saúde e gestores na solução de problemas a partir de iniciativas criativas e inovadoras”, destaca o coordenador do IdeiaSUS e chefe de Gabinete da Fiocruz, Valcler Rangel. Rangel será um dos comentaristas da Mostra.
O melhor projeto de cada região será premiado com o valor de R$ 10 mil reais e o melhor de cada estado terá sua experiência registrada para a próxima temporada do Webdocs Brasil, Aqui tem SUS, uma websérie documental realizada pelo Conasems desde 2017 (veja aqui a playlist completa).
Outro evento que merece destaque na programação do Congresso é 8ª Roda IdeiaSUS de Práticas e Soluções em Saúde. A novidade deste ano é que os projetos escolhidos para participar da Roda são os cinco premiados por região em 2018, durante a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS. Ou seja, a ideia é passar a acompanhar as iniciativas premiadas ao longo de um ano e poder refletir e debater sobre os desafios encontrados e os possíveis desdobramentos.
“A implementação ou mesmo a criação de alternativas locais devem ser conhecidas, exploradas e avaliadas, visando a possibilidade de suas reaplicações, bem como, servindo como objetos de investigação científica, pois envolvem um amplo processo de inovação. O desafio das instituições é contribuir para a criação de uma grande rede que possa viabilizar a divulgação dessas informações e a viabilização de espaços virtuais e/ou presenciais para o desenvolvimento dessas experiências, pois as mesmas devem ser tratadas como tecnologias. O SUS e a expansão da promoção da saúde, da atenção primária e especializada são certamente uma grande plataforma de desenvolvimento tecnológico e inovação, basta que sejam consideradas dessa forma” pondera Rangel.
A partir deste encontro, a Fiocruz, por intermédio do IdeiaSUS, se colocará disponível junto às Secretarias Municipais de Lajeado/RS, Morrinhos/GO, Porto Seguro/Ba, Sacramento/MG e Tefé/AM para a realização de ações conjuntas no acompanhamento das práticas ao longo de 2019.
A 8ª Roda IdeiaSUS de Práticas e Soluções de Saúde acontecerá no dia 5 de julho, de 9h às 13h, no espaço Café Colaborativo do Congresso. A entrada é gratuita e não é necessário estar inscrito no Congresso para participar.
Conheça os projetos premiados que estarão na Roda: Cuidados no Lar, da Secretaria Municipal de Morrinhos, em Goiás, pelo Centro-Oeste; Ações Intersetoriais na Atenção às Pessoas em Situação de Rua: Uma Interação entre Saúde e Assistência Social, da Secretaria Municipal de Porto Seguro, na Bahia (Nordeste); A Educação Permanente como Eixo Norteados no Agir dos Trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Tefé, da Secretaria Municipal de Tefé, no Amazonas (Norte); Academia Viva, da Secretaria Municipal de Sacramento, em Minas Gerais (Sudeste); e Saúde Mental e Atenção Básica: Oficinas Terapêuticas como Dispositivo Potente de Cuidado em Saúde Mental na Região de Saúde, da Secretaria Municipal de Lajeado, no Rio Grande do Sul (Sul).
O prazo para se inscrever no 35º Congresso do Conasems pelo site já está encerrado. Mas será possível participar com inscrições no local.
IdeiaSUS: uma reflexão permanente sobre as práticas em saúde
O Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS) é resultado de uma cooperação técnica entre a Fiocruz, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS. Coordenado pela Presidência da Fiocruz, o IdeiaSUS identifica, reúne e disponibiliza práticas e soluções em saúde e ambiente, com o objetivo de oferecer uma troca de de experiências, exitosas ou não, como parte essencial ao processo de consolidação e fortalecimento do SUS. As experiências podem ser cadastradas e consultadas gratuitamente.