Início do conteúdo

29/05/2012

Conselho Superior da Fiocruz se reúne pela primeira vez

Claudia Lima


O Conselho Superior da Fiocruz - órgão consultivo composto por representantes da sociedade civil - se reuniu pela primeira vez na última sexta-feira (25/5), como parte das comemorações dos 112 anos da Fundação no Campus de Manguinhos. O presidente Paulo Gadelha, único integrante do Conselho dos quadros da Casa, abriu o encontro com uma apresentação do histórico e das atividades atuais da instituição. Os conselheiros pediram várias informações e debateram especialmente sobre o trabalho em rede e sobre os desafios enfrentados pela Fiocruz devido à diversidade de suas áreas de atuação.

 

 

 Reunião do Conselho Superior da Fiocruz. Foto: Peter Ilicciev.
Reunião do Conselho Superior da Fiocruz. Foto: Peter Ilicciev.

As ações no controle da dengue, no atendimento à população, no campo do ensino e a própria função do conselho foram outros temas. Os conselheiros ficaram impressionados com a dimensão das atividades da Fiocruz e se mostraram dispostos a colaborar, cada qual usando a competência de sua área de atuação. Todos debateram as atribuições do Conselho. “Há um sentido de busca de apoio, como na área de equidade de gênero ou na defesa dos interesses da Fiocruz no novo Código de Ciência e Tecnologia”, exemplificou Gadelha.

 

 

O Conselho Superior, previsto no estatuto da Fiocruz aprovado pelo Decreto Presidencial 4.725, de 9 de julho de 2003, é formado hoje por 21 integrantes. “Acreditamos na importância desse olhar externo”, afirmou o presidente. O colegiado foi instalado em 11 de novembro do ano passado. “Pelo conhecimento e pela representatividade de cada um, sintam-se à vontade para serem porta-vozes da Fiocruz”.

Publicado em 29/5/2012.

Voltar ao topo Voltar