Início do conteúdo

13/04/2020

Covid-19: INCQS/Fiocruz faz análises da qualidade de kits de diagnósticos e de álcool etílico em gel 70%

Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)


A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu publicamente a Fiocruz como instituição de referência no combate à epidemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 (novo coronavírus). O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) tem participado ativamente, realizando análises de kits de diagnósticos, de álcool em gel apreendidos e orientando sobre equipamentos de saúde.

O Instituto realiza análises prévias nos kits de diagnóstico, que são compostos por conjuntos e reagentes, calibradores e controles, de classe 3 (no caso de surtos) e de classe 4, para compor o processo de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Realiza também análises de controle para o Ministério da Saúde (MS) e análises fiscais no caso de denúncia por desvio da qualidade. Este trabalho, inclusive, foi destacado pelo secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, em entrevista coletiva da equipe do MS (6/4).

O INCQS/Fiocruz também tem realizado análises de controle da qualidade de álcool etílico em gel 70% apreendido pelos órgãos de fiscalização, para verificar se os produtos foram adulterados quanto às exigências técnicas. Além disso, o Instituto está prestando assessoramento técnico aos órgãos competentes sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros artigos de saúde, por meio de orientação a respeito das normas e da legislação vigente.

Ainda como parte das estratégias do Ministério da Saúde, o INCQS/Fiocruz intensificou as análises de controle da qualidade das vacinas de Influenza, para atender à antecipação da campanha de vacinação, assim como a liberação de resultados para as clínicas privadas.

O diretor do INCQS/Fiocruz, Antonio Eugenio de Almeida, enfatiza que o Instituto está pronto para contribuir, no que estiver no seu âmbito de atuação para a contenção da pandemia. “Contribuir para a promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, atuando como referência nacional para as questões científicas e tecnológicas relativas ao controle da qualidade, é a nossa missão institucional. Ficamos satisfeitos em ajudar a saúde pública”, declarou Almeida.
 

Voltar ao topo Voltar