Início do conteúdo

03/11/2011

Criança em situação de rua é o tema do próximo 'Sala de Convidados'


O 1º Censo Nacional de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua identificou aproximadamente 24 mil jovens vivendo nesta condição no Brasil. O estudo foi encomendado pela Secretaria de Direitos Humanos – SDH e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável – Idest em 2010 e o resultado divulgado no início deste ano. O levantamento foi realizado em 75 cidades brasileiras (todas as capitais e os municípios com mais de 300 mil habitantes) e destacou o Rio de Janeiro com o maior índice do problema, 21,2%, seguido por São Paulo com 19,8%. São meninos e meninas, entre 3 e 17 anos.








A pesquisa apontou outros dados como a maioria das crianças e adolescentes em situação de rua são do sexo masculino (71.8%); têm alguma escolaridade, até a 4ª série/ 5º ano (39%); costumam dormir na casa da família (52,2%), apesar da preferência pela rua (62,1%); e a maioria que dorme na rua (mais de 20%) está nesta situação há até cinco anos.



O que os dados revelam é o debate do Sala de Convidados. Quais políticas públicas poderão ser eficazes para a mudança do quadro mapeado, entre outras questões, serão discutidas pelo membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB e Coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – Cedeca, Pedro Pereira; o Diretor Científico da Associação Brasileira de Álcool e outras Drogas, o psiquiatra Jorge Jaber; e a Supervisora da Rede Especializada da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre, a psicóloga Lirene Finkler.


Sobre o Sala de Convidados

É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11h às 12h. Os temas relacionados à saúde são discutidos sob o ponto de vista das políticas públicas.


Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa cuja participação do espectador é fundamental para o debate. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br


Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na Web TV, na página principal.

Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.


Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br e acompanhe também a programação completa.


Mais informações:

Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz

Assessoria de Imprensa - Ana Cristina Figueira

anacrisfigueira@fiocruz.br - 55 21 3194-7743


Publicado em 3/11/2011.

Voltar ao topo Voltar