08/11/2014
Cerca de 5 mil pessoas visitaram a Fundação, no Rio de Janeiro, na 21ª edição do Fiocruz pra Você, que ocorreu neste sábado (8/11). O evento, que integra a 35° Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), transformou a instituição em um dos principais postos de vacinação do Brasil: 2.550 foram vacinadas contra as doenças em Manguinhos. Este ano, a meta do MS era imunizar cerca de 13 milhões de crianças em todo o país. Confira galeria de fotos do evento aqui.
A campanha anual de vacinação contra a poliomielite é fundamental para o controle da doença no país (foto: Peter Ilicciev)
Durante o evento, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, destacou que a campanha anual de vacinação contra a poliomielite é fundamental para o controle da doença no país. Ele também afirmou que faz parte da missão da Fundação incentivar a consciência sanitária da população, fazendo com que as pessoas percebam a importância da saúde, conheçam elementos da ciência e da tecnologia e compreendam a importância de sua participação. “Essas atividades que promovemos na Fiocruz só fazem sentido se a população entender o porquê de a vacina ser um instrumento fundamental para a saúde pública, compreender os benefícios de iniciativas como essas, e discutir questões ligadas à área de ambiente, saúde e ciência”, disse. “O Fiocruz pra Você é o momento de associar a vacinação a uma grande festa, onde a Fundação abre as portas para toda a população, para que ela possa compartilhar conosco nossas atividades recreativas, culturais e de promoção da saúde”, acrescentou.
O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, observa voluntário aplicar a primeira gotinha do dia (foto: Peter Ilicciev)
Convidados prestigiam a festa
(foto: Peter Ilicciev) O campus de Manguinhos também recebeu algumas visitas ilustres. Pela manhã, os visitantes tiveram a oportunidade de tirar fotos com o ex-jogador de vôlei de quadra e de praia, Nalbert Bittencourt, e ainda ganhar uma camisa da seleção de vôlei brasileira autografada por ele. Um dos dois únicos jogadores na história do esporte mundial que acumulam o título de campeão do mundo em três categorias - infanto-juvenil, juvenil e adulto -, Nalbert revelou estar muito contente em participar pela segunda vez do Fiocruz pra Você e destacou a importância da associação entre esporte e saúde. “Esporte, educação e saúde devem caminhar juntos. Aqueles que têm o esporte como alicerce na vida podem ter certeza de que estarão no caminho para ter uma vida saudável”, afirmou o ex-jogador, que atualmente é embaixador de esporte do Banco do Brasil.
A atriz mirim Sara Serafim, que atuou na novela Malhação da TV Globo, também esteve em Manguinhos. Sara contou que esta foi a primeira vez que ela veio à Fiocruz e afirmou ter adorado o Fiocruz pra Você. Segundo ela, seu papel como atriz inclui apoiar causas importantes, como a campanha de vacinação infantil. Sara vai estrear peça de teatro Escola de Princesas, no dia 18 de dezembro, no Teatro dos Grandes Atores, no Barra Square. A peça é dirigida por João Junior, do grupo Atores Encena.
Atriz Sara Serafim participou da edição do evento de 2014 e falou sobre a importância da vacinação (foto: Peter Ilicciev)
Crianças aprendem de forma lúdica
Foram oferecidas mais de 70 atividades culturais, de divulgação científica, promoção da saúde e prestação de serviços. Uma das principais atrações do evento foram os escovódromos gigantes e coloridos que chamaram a atenção da criançada. De forma divertida e lúdica, a atividade tem como objetivo ensinar os pequenos a fazer a correta higienização dos dentes. “Buscamos desmistificar certas crenças, como a de que o dente de leite apodrece. Mostramos às crianças e aos pais que esse dente não deve estragar, pois a saúde do dente permanente depende da do dente de leite”, exemplificou a dentista e responsável pela equipe, Beatriz Cruz. Após aprender a fazer a correta lavagem das mãos e higienização bucal com auxiliares e técnicos de saúde bucal, a criançada ganha um kit com pasta de dente, escova, sabonete e fio dental. “Achei a atividade muito divertida, pois aprendi brincando”, contou o pequeno Felipe Marques, de 9 anos.
Nos escovódromos, os pais e os pequenos aprenderam a forma correta de escovar os dentes (foto: Peter Ilicciev)
Outra atividade de destaque foi o estante Adote um bichinho!, que visou conscientizar as crianças e os pais sobre animais abandonados, a importância da adoção e cuidados necessários para o bem-estar do bicho de estimação. As crianças puderam brincar com 10 filhotes de gatos e participar de atividades de colorir, enquanto aprendiam sobre cuidados com os animais. “O objetivo era conscientizá-los sobre a posse responsável, sobre o não abandono e sobre cuidados com os animais, principalmente no que se trata de algumas doenças comuns que esses possam ter”, comentou Cristina Pessolani, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Também foram distribuídos bebedouros para os visitantes que tem animais de estimação, alertando-os sobre a importância de manter a água deles fresca, sobretudo no verão. Segundo Cristina muitos animais são abandonados no campus de Manguinhos e no entorno da Fundação. A responsável pelo estante apontou que quem tiver interesse em adotar um animal pode participar da Campanha de Adoção de Cães e Gatos que ocorre todos os sábados, no Largo do Machado, e aos domingos, na Praça Nelson Mandela, em Botafogo.
Foram oferecidas mais de 70 atividades culturais, de divulgação científica, promoção da saúde e prestação de serviços (foto: Peter Ilicciev)
Mais um estante que despertou o interesse dos visitantes no Fiocruz pra Você foi o que continha um jogo virtual criado a partir da Cartilha sobre o Uso Correto de Medicamentos, lançada pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmaguinhos/Fiocruz). Em dez laptops, crianças e adolescentes respondiam a perguntas sobre a utilização adequada de remédios. “Após participar do jogo, muitas das crianças comentaram que seus pais não costumam manter ou descartar os remédios de maneira adequada. Percebemos que a atividade realmente teve o impacto que pretendíamos e que as crianças podem ajuda-los a mudar esses hábitos incorretos”, ressaltou Magali Souza, responsável pelo espaço. Após a atividade, cada jogador ganhava um exemplar do jogo em CD e também a própria cartilha.
Em jogo virtual, crianças e adolescentes respondiam a perguntas sobre a utilização adequada de remédios (foto: Peter Ilicciev)Estantes com temáticas e serviços diversificados
O IOC também ofereceu diversas atividades de divulgação científica, desde a demonstração do ciclo do desenvolvimento da esquistossomose, funcionamento dos pulmões, até o projeto de monitoramento das águas feito em colaboração com as comunidades moradoras do interior do estado do Rio de Janeiro. Laura Gonzales Sá, do Laboratório de Avaliação da Saúde Ambiental do IOC, trabalhou no estande de Biodiversidade, estava presente para divulgar o projeto Agentes das Águas. Trata-se de trabalho de biomonitoramento participativo por voluntários moradores de regiões onde há rios que desaguam na Lagoa de Juturnaíba, fonte de abastecimento da Região dos Lagos.
“Hoje, reunimos 60 voluntários participantes do projeto. Temos pessoal de Bananeiras, Lavras, Coqueiros e Silva Jardim”, enumerou. “Eles estão se empoderando para que, sozinhos, possam fazer avaliação da qualidade dos rios e para que possam influir na gestão das águas”, explicou. Os voluntários recebem capacitação de 40 horas e caixas para recolher materiais que são avaliados pelo IOC. Os profissionais retornam aos locais e conversam sobre os resultados com os moradores. A agricultura Lucimar Turantino, de Silva Jardim, foi uma das voluntárias presentes no Fiocruz pra Você. “A gente vai no rio, uma vez por semana, e coleta insetos”, afirmou. “É muito importante. Água é vida”, disse.
Oficina de pintura despertou a alegria das crianças que visitaram Manguinhos (foto: Peter Ilicciev)
Em um espaço amplo, pesquisadores mostravam o trabalho do Museu da Patologia. “Dividimos as atividades em duas partes: a apresentação do site e das peças do Museu da Patologia, com modelos anatômicos que comparam a peça natural, conservada em formol, e o modelo anatômico que a criança pode pegar para sentir a textura”, explicou Bárbara Dias. Na parte chamada Colorindo as células e os tecidos, os pesquisadores mostravam como é o trabalho do patologista para gerar o acervo do Museu, com peças e lâminas.
O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) preparou várias atividades em Manguinhos com informações sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero; e orientação para mães sobre cuidados com recém-nascidos. O Centro de Criação de Animais de Laboratórios (Cecal) também montou um estande que mostrava os cuidados tomados para a criação de animais em laboratório e a importância de seu uso nas pesquisas.
(foto: Peter Ilicciev) Uma das atividades apresentadas ao público pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) foi a Terapia Comunitária, trabalho desenvolvido desde agosto de 2006 no Centro de Saúde Escola Germano Silval Faria. A partir de pesquisas e de um fórum de ouvidoria coletiva do qual participaram líderes comunitários e religiosos, pacientes do posto e profissionais da recepção, percebeu-se a necessidade de oferecer o apoio. São feitas reuniões em grupo com a finalidade de aliviar o sofrimento, aumentar a autoestima e formar redes solidárias. De acordo com a médica Eliane Cardoso, que, assim como integrantes da comunidade, recebeu formação para exercer o trabalho, participam em média de 12 a 15 pessoas. As reuniões são feitas todas as segundas-feiras e o grupo é aberto. Das atividades do estande participou também o aposentado Manoel Caetano da Silva, morador da Vila Turismo, em Higieópolis, que foi encaminhado ao serviço por uma médica do Centro e frequenta as reuniões semanais há quatro anos. “Passei a ter uma visão diferente de muitas coisas”, elogiou. Os interessados em participar podem obter informações pelos telefones 2598-2791 e 2569-2876.
Parcerias
Instituições parceiras também participaram do Fiocruz pra Você, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A farmacêutica Natália Lima, da UFRJ, divulgou o trabalho do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT/Inofar) em um dos estandes do IOC. “É um instituto ligado ao laboratório Lasbio, da UFRJ, que procura inovação farmacêutica. O objetivo é sair um pouco da bancada, popularizar a ciência, fazer a contribuição social”, explicou Natália.
A organização promove visitas a escolas com atividades sobre uso correto, seguro e racional dos medicamentos. No estande, várias cartilhas sobre o tema foram distribuídas gratuitamente. As crianças também puderam brincar com jogo instalado no gramado, voltado para jovens do quarto ao sexto ano do ensino Médio. Em amplo espaço equipado com torneiras e pias, voluntários da Associação Brasileira de Odontologia ensinavam as crianças a fazerem a escovação correta dos dentes e distribuíam kits com escovas e dentifrício.