Início do conteúdo

19/12/2006

Cuidados com a boca do bebê

Roberta Monteiro


É possível chegar à fase adulta com um sorriso perfeito? O cirurgião-dentista do Instituto Fernandes Figueira (IFF) Luís Carvalho de Medeiros diz que sim, mas que para isso é preciso começar desde cedo os cuidados com a boca. Segundo Medeiros, a participação dos pais é fundamental nesta fase inicial da escovação dos dentes e as visitas ao dentista devem ter início assim que surgirem os primeiros dentes, para que mãe e filho sejam orientados e assimilem a rotina de prevenção. Abaixo, uma entrevista com Medeiros.


 Luís Carvalho de Medeiros

Luís Carvalho de Medeiros


Como limpar a boca do bebê?

Medeiros:
Em recém-nascidos, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa, para remover os resíduos de leite após cada mamada. Com o nascimento dos primeiros dentinhos de leite, por volta dos seis meses de vida, a fralda umedecida deve ser substituída por uma dedeira. Aos 18 meses, já é possível realizar a higiene com uma escova dental infantil. É importante lembrar que o uso do creme dental com flúor só é indicado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando as crianças já conseguem cuspir completamente o seu excesso.


O que é cárie de mamadeira e como evitá-la?

Medeiros:
A cárie de mamadeira surge quando a mãe após amamentar ou oferecer mamadeira não limpa a boca do bebê. Dessa forma instalam-se microorganismos nos dentes da criança que provocam a cárie. Como ela pode ser transmitida através de contato, para evitá-la é preciso ficar atento para não compartilhar colheres e escovas de dente, não beijar a criança na boca ou soprar o alimento durante as refeições.


Por que devemos evitar bicos, chupetas e mamadeiras?

Medeiros:
Porque podem alterar a formação da arcada dentária, prejudicar o posicionamento da língua e da musculatura da boca. Além disso, a amamentação é uma fase muito importante para a criança, pois é através dela que o bebê aprende a sugar e a respirar corretamente. O uso prolongado de bicos pode levar a uma série de complicações que, muitas vezes, nem o uso do aparelho dentário é capaz de corrigir. Lembre-se: chupeta e mamadeira devem ser descartadas da vida do bebê o mais rápido possível, até no máximo 3 anos de idade.


Como fazer o auto-exame da boca


O auto-exame da boca é uma maneira simples de identificar qualquer alteração que apareça, permitindo diagnosticar precocemente algumas doenças bucais. Siga o passo a passo olhando para o espelho:


- Lave bem a boca e remova as próteses dentárias, se for o caso.


- Observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes. Toque suavemente com as pontas dos dedos todo o rosto.


- Puxe com os dedos o lábio inferior para baixo, expondo sua parte interna (mucosa) e apalpe o lábio. Em seguida, apalpe todo o lábio. Puxe o lábio superior para cima e repita a palpação.


- Com a ponta do dedo indicador afaste a bochecha para  examinar a parte de dentro da mesma. Repita do outro lado.


- Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva por fora e por dentro.


- Coloque o dedo indicador por baixo da língua e o polegar por baixo do queixo e procure sentir todo o fundo da boca.


- Incline a cabeça para trás e abra o máximo possível a boca. Procure ver o céu da boca e passe o dedo indicador nele. Em seguida diga “AAAA” e observe o fundo da garganta.


- Ponha a língua para fora segurando a ponta com um pano ou gaze. Apalpe em toda extensão com os dedos polegar e indicador da outra mão.


- Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida puxando a língua para esquerda, observe o lado esquerdo da mesma. Repita o procedimento para o lado direito.


- Encoste a língua no céu da boca e observe sua parte de baixo.


Caso seja encontrada mudança na cor da pele ou da parte interna da boca, caroços, feridas, inchações, dormência, dentes pretos, quebrados ou moles, ou teve dificuldade para abrir a boca ou engolir, procure o mais rápido possível um dentista.

Voltar ao topo Voltar