Início do conteúdo

10/01/2020

Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica é redesignado pela Opas

Informe Ensp


O ano de 2019 encerrou com uma boa notícia para o Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). O NAF foi redesignado como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), na área de Políticas Farmacêuticas. Concedida pela sexta vez consecutiva, a redesignação é válida pelo período de quatro anos. O papel do NAF, na qualidade de Centro Colaborador da Opas, consiste em apoiar a formulação e implementação de políticas farmacêuticas em diversos países da Região das Américas e do mundo, com base em documentos oficiais da OMS. 

“Consideramos essa redesignação como o reconhecimento das atividades desenvolvidas, aliado à excelência da Ensp e da Fiocruz nas áreas de C&T e assistência farmacêutica. Temos grande expectativa em assumir o desafio de enfrentar mais um quadriênio de muita dedicação e trabalho, mas na certeza de estarmos contribuindo para a melhoria das condições de saúde das nossas populações”, afirma o chefe do NAF, Jorge Bermudez.

A coordenadora do Centro Colaborador da Opas, Vera Lucia Luiza, explica que, a cada renovação, o NAF é cuidadosamente avaliado. Além de analisar o cumprimento do plano anterior, é também levada em consideração a capacidade técnico-científica do departamento em levar a cabo o plano do novo quadriênio e sua conformidade com o planejamento e princípios da OMS. “É com muita alegria que recebemos essa redesignacão, que nos dá a oportunidade de colaborar com diferentes países em torno do mundo, para um melhor acesso à saúde em geral e aos medicamentos em particular”, comemora Vera. 

Leia mais no Informe Ensp
 

Voltar ao topo Voltar