Início do conteúdo

28/10/2010

Desafios da residência médica estarão em pauta no Canal Saúde, pela TV e pela internet


A residência médica esteve em pauta nos meios de comunicação desde agosto passado, quando foi anunciada greve nacional da categoria, que durou cerca de um mês. A principal reivindicação dos residentes do Sistema Único de Saúde foi o aumento de 38,7% da bolsa-auxílio, congelada desde 2006. Os profissionais recebem do governo federal, por 60 horas semanais, uma bolsa de R$ 1.916,45. O tema será debatido nesta sexta-feira (29/10) no programa Sala de Convidados do Canal Saúde da Fiocruz, às 13h, na TV e na internet.


 Apesar de não ser obrigatória, a residência médica ainda é procurada pela maioria dos profissionais, logo após a graduação

Apesar de não ser obrigatória, a residência médica ainda é procurada pela maioria dos profissionais, logo após a graduação


Outras questões também fizeram parte da manifestação grevista. O aumento do tempo da licença-maternidade de quatro para seis meses; pagamento de auxílios moradia e alimentação; adicional de insalubridade; respeito ao reajuste anual; inclusão do 13º bolsa-auxílio; e instrutores para acompanhamento dos residentes nas instituições de saúde.


A regulamentação da residência médica como modalidade de ensino de pós-graduação só ocorreu em 1977, apesar da prática em instituições de saúde existir desde a década de 40, originalmente, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. No Brasil, hoje, a categoria conta com 22 mil médicos residentes. Apesar de não ser obrigatória, a residência médica ainda é procurada pela maioria dos profissionais, logo após a graduação.


Confira quais foram as conquistas resultantes da greve e compartilhe o assunto com os convidados do programa: o cirurgião-geral do Hospital Geral de Bonsucesso, diretor-conselheiro e primeiro tesoureiro do Cremerj, Armindo Fernando Leite Correa da Costa; a médica pediatra, residente de pediatria do Hospital Pronto Baby e diretora de Relações Públicas da Amererj, Rafaella Leal; e o médico sanitarista da Comissão Estadual de Residência Médica do Rio e diretor do Sindicato dos Médicos do Rio, José Antonio Alexandre Romano.


No programa Sala de Convidados o público participa ao vivo pela web, no chat, assistindo pela NBR ou ligando 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a participação pelo e-mail canal@fiocruz.br. Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse aqui. Para assistir no site do Canal Saúde, acesse aqui, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão.


Publicado em 28/10/2010.

Voltar ao topo Voltar