Início do conteúdo

07/04/2009

Dia Mundial da Saúde reforça a importância de praticar atividades físicas regularmente


A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora nesta terça-feira (7/4) o Dia Mundial da Saúde, com atividades em diversos países. Em função da data e do lançamento do estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizado pelo Ministério da Saúde, a Agência Fiocruz de Notícias (AFN)republica textos que tratam da importância da atividade física para as boas condições de saúde e a prevenção de doenças. Os textos se referem tanto a jovens quanto a idosos e fornecem mais evidências a respeito da necessidade de se exercitar, manter uma alimentação saudável e deixar para trás o sedentarismo. De acordo com o Vigitel, a quantidade de brasileiros que praticam esportes ou fazem atividades para movimentar o corpo passou de 14,9% da população para 16,4%, entre 2006 e 2008. E o número de brasileiros que praticam atividade física regular aumentou em 2008. O percentual passou 14,9%, em 2006, para 16,4%, no ano passado. Embora continue alto, o sedentarismo baixou de 29,2%, em 2006, para 26,3%, em 2008.


 Brasilienses participam das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Brasilienses participam das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física (Foto: Elza Fiúza/ABr)


“Os dados mostram uma tendência positiva, mas ainda é preciso mudar o padrão alimentar e de atividade física da população. Transformar esses dois hábitos básicos em estilo de vida poderia evitar, no Brasil, cerca de 260 mil mortes por ano, relacionadas a doenças cardiovasculares e cânceres”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no lançamento do Vigitel, no último domingo (5/4). O ministro explicou que não é preciso ser atleta para praticar atividades físicas. Segundo ele, a população deve manter hábitos como deixar o carro para percorrer à pé itinerários mais curtos, dar preferência à escada quando subir poucos andares em um prédio, brincar com os filhos, dançar, limpar a casa outras atividades que movimentem o corpo.


 Mulheres e crianças aproveitam o Dia Internacional da Mulher para praticar exercícios com orientação profissional (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Mulheres e crianças aproveitam o Dia Internacional da Mulher para praticar exercícios com orientação profissional (Foto: Antonio Cruz/ABr)


A pesquisa foi feita nas 26 capitais e no Distrito Federal, entre abril e dezembro de 2008, por meio de 54 mil entrevistas telefônicas. O estudo foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP). A OMS considera “suficiente” a prática de 30 minutos diários, por pelo menos cinco dias na semana, de atividade leve ou moderada; ou 20 minutos diários de atividade vigorosa, em três ou mais dias da semana. Caminhada, caminhada em esteira, musculação, hidroginástica, ginástica em geral, natação, artes marciais, ciclismo e voleibol são práticas leves ou moderadas. As vigorosas são corrida, corrida em esteira, ginástica aeróbica, futebol, basquetebol e tênis. Abaixo, os textos que saíram anteriormente na AFN.


Pressão alta também atinge os adolescentes, sobretudo os acima do peso


Estudo aponta possível risco de doenças cardiovasculares em homens de Minas


Grupos de convivência aumentam a qualidade de vida dos idosos


Apontada associação entre o uso de estimulantes por atletas e hepatite C


Jogo da Pizza: estratégia para o estudo sobre alimentação


Apontada alta prevalência de fatores de risco cardiovascular em adolescentes


Índice de Massa Corporal (IMC) influencia percepção da qualidade de vida em idosos


Estudo confirma associação entre circunferência abdominal e hipertensão


Publicado em 7/4/2009.

Voltar ao topo Voltar