Início do conteúdo

30/09/2008

Dia Nacional de Doação de Leite Humano será comemorado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro

Fernanda Reis


Nesta quarta-feira (1º/10) o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR), e duas unidades da Fiocruz – o Instituto Fernandes Figueira (IFF) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) – promoverão um evento para comemorar o Dia Nacional da Doação de Leite Humano. O encontro ocorrerá no Museu Histórico Nacional, das 9 às 12 horas e contará com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, e da madrinha da campanha deste ano, a atriz Camila Pitanga.


 O Brasil, atualmente, conta com 187 BLHs e 33 postos de coleta, que conseguem juntos arrecadar aproximadamente 114 mil litros de leite humano ao ano (Foto: André Az)

O Brasil, atualmente, conta com 187 BLHs e 33 postos de coleta, que conseguem juntos arrecadar aproximadamente 114 mil litros de leite humano ao ano (Foto: André Az)


O Dia Nacional da Doação de Leite foi instituído em 2003, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da doação de leite humano. Na ocasião, serão celebrados os 65 anos de funcionamento dos bancos de leite humano e homenageadas algumas personalidades que têm sido importantes nesse processo, assim como todos os serviços de bancos de leite humano do Brasil e doadoras de leite. O dia também será marcado pela mobilização em favor da instituição do Dia Ibero-Americano de Doação de Leite Humano.  O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Ancora, s/n°, Centro, Rio de Janeiro.


Incentivo e ampliação da Rede


Ao comemorar os 65 anos de funcionamento dos bancos de leite humano, o Brasil também passa a assumir a responsabilidade de conduzir o Programa Ibero-Americano de BLH (Iber-BLH), com o objetivo de apoiar os países da região na implantação de unidades de serviço como elementos estratégicos para reduzir a morbi-mortalidade neonatal. Para tanto, o Ministério da Saúde, o Programa Ibero-Americano de BLH/Segib e a Organização Pan-Americana de Saúde e a Fiocruz, estão iniciando uma campanha, que tem como objetivo instituir o Dia Ibero-Americano de Doação de Leite Humano. A previsão é de que em 1º de outubro do próximo ano todos os países que compõem a Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano estejam reunidos no 1º Congresso Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano.


A promoção de campanhas de incentivo ao aleitamento materno e à doação de leite humano é uma das ações da Política Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. As campanhas ocorrem, anualmente, no Dia Nacional de Doação de Leite Humano e na Semana Mundial da Amamentação no Brasil, na primeira semana de agosto.


Segundo o coordenador da Rede BLH-BR, João Aprígio Guerra, a cada ano a rede tem conseguido aumentar o número de doadoras de leite humano, o que beneficia diretamente os prematuros internados nas unidades de saúde da rede do SUS de todo o país. O Brasil, atualmente, conta com 187 BLHs e 33 postos de coleta, que conseguem juntos arrecadar aproximadamente 114 mil litros de leite humano ao ano.  Em 2007, foram registradas no BLH do IFF, centro de referência nacional em bancos de leite humano, mais de 7 mil doações, que são recolhidas com o apoio do programa Bombeiro Amigo do Peito. As mães interessadas em doar o excesso de leite ou receber qualquer tipo de orientação em relação à amamentação, podem ligar gratuitamente para o SOS Amamentação, pelo telefone 0800 268 877.


Publicado em 30/9/2008.

Voltar ao topo Voltar