Início do conteúdo

01/10/2013

Direção da EPSJV/Fiocruz publica nota de apoio aos professores e repúdio à violência do estado no Rio


"NOTA DE APOIO AOS PROFESSORES E REPÚDIO À VIOLÊNCIA DO ESTADO

A direção da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, vem a público manifestar apoio à greve dos professores das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro e repudiar a violência policial cometida sobre esses profissionais e sobre a população em geral.

São inaceitáveis os acontecimentos do último sábado (28/09), quando, de forma truculenta, sem amparo legal e em pleno final de semana, o movimento dos professores que ocupava a Câmara Municipal do Rio de Janeiro cobrando a reabertura de negociações sobre o plano de carreiras da categoria, foi brutalmente reprimido pela polícia militar. O que se assiste hoje no Rio de Janeiro é a naturalização da truculência e da arbitrariedade no trato com a população e a sociedade civil organizada, num processo que, em nome de uma falsa concepção de ordem, tem promovido sucessivas violações do Estado de Direito. Parece importante, em um momento como esse, recorrer à memória recente da História deste país, em que a defesa da democracia foi utilizada para legitimar uma ditadura durante mais de duas décadas. O uso da violência e da negação de direitos em nome da democracia é, portanto, um equívoco comprovado pela nossa própria História.

No mais, a direção da Escola Politécnica da Fiocruz se solidariza com a discussão proposta pelo Sindicato Estadual dos Trabalhadores da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) e seus militantes sobre o subfinanciamento das políticas públicas educacionais, sobre a desvalorização dos profissionais da educação e, mais do que isso, sobre uma concepção de educação associada mais à lógica produtivista do mercado do que aos direitos sociais. Reconhecemos na luta dos professores do estado e do município do Rio, para além da sua importante pauta corporativa, um conjunto de princípios que marcam a história da nossa Escola desde a sua origem na defesa do direito da população a uma educação pública, gratuita e de qualidade."

Voltar ao topo Voltar