Início do conteúdo

25/11/2010

Dois anos de UPP: reflexos da política de segurança do Estado


A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), criada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, retoma ao poder público territórios ocupados por traficantes e milicianos. Alvo de críticas e elogios, as UPPs existem há dois anos e, de acordo com a meta do governador Sergio Cabral, até 2014, todas as comunidades em áreas de risco estarão sob a intervenção da UPP, livres do narcotráfico. Cabral afirma que não vai recuar na estratégia de combate ao crime organizado e classifica ações de violência nos últimos dias de “desespero da marginalidade”. As UPPs serão mantidas e, para 2011, o governador prevê a contratação de mais sete mil policiais. O tema será debatido nesta sexta-feira (26/11) no programa Sala de Convidados do Canal Saúde da Fiocruz, às 13h, na TV e na internet.


 Instalação da UPP na comunidade Pavão-Pavãozinho/Cantagalo

Instalação da UPP na comunidade Pavão-Pavãozinho/Cantagalo


Discuta o assunto, ao vivo, com a assessora do sob-secretário de Gestão Estratégica de Segurança, Major Rosana; o sub-comandante do Comando de Polícia Pacificadora da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, Tenente-Coronel Rônal Santana e com a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Márcia Leite.


Sobre o Sala de Convidados


É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração. Os temas são relacionados à saúde e discutidos sob o ponto de vista das políticas públicas. A cada programa, três a quatro pessoas são convidadas com o cuidado de garantir a participação de representantes de diferentes segmentos da sociedade.


No programa Sala de Convidados o público participa ao vivo pela web, no chat, assistindo pela NBR ou ligando 0800 701 8122. Se preferir, pode antecipar a participação pelo e-mail canal@fiocruz.br. Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse aqui. Para assistir no site do Canal Saúde, acesse aqui, clique na TV com a inscrição “ao vivo” e participe a partir do chat associado à transmissão.


Publicado em 25/11/2010.

Voltar ao topo Voltar