Início do conteúdo

19/07/2012

Edição de julho da 'Cadernos de Saúde Pública' está disponível na internet

Informe Ensp


Já está disponível na internet o volume 28, número 7, da revista Cadernos de Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). A publicação traz em seu editorial uma discussão sobre o risco cardiovascular na adolescência. Outros artigos da publicação tiveram a participação de pesquisadores da escola e tratam de temas como a exposição ao agrotóxico e eventos adversos na gravidez; fatores associados ao sofrimento psíquico de policiais militares da cidade do Rio de Janeiro; e o uso de anti-hipertensivos e antidiabéticos por idosos em Minas Gerais. Outros artigos de pesquisa abordam temas como a avaliação da cobertura da atenção básica; a violência física entre parceiros íntimos; o consumo regular de frutas e hortaliças por estudantes universitários; e muitos outros.






O artigo Exposição a agrotóxicos e eventos adversos na gravidez no Sul do Brasil, 1996-2000, que contou com a participação do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente e pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Ensp Sergio Koifman, ressalta que o Brasil é o primeiro mercado consumidor de agrotóxicos no mundo. As pesquisas desenvolvidas apontam que "achados sugerem a exposição intraútero a agrotóxicos como possível fator de risco para eventos adversos na gravidez, como parto prematuro e maturação inadequada".

 

Já o artigo Fatores associados ao sofrimento psíquico de policiais militares da cidade do Rio de Janeiro, escrito pelos pesquisadores do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) Edinilsa Ramos de Souza, Juliana Guimarães e Silva e Thiago de Oliveira Pires e também pela coordenadora do Claves/Ensp, Maria Cecília de Souza Minayo, fala sobre a necessidade de intervenções que visem à promoção da saúde desses profissionais, sobretudo da sua saúde mental. A investigação, feita a partir de estudo transversal com 1.120 policiais, caracterizou seu perfil socioeconômico e demográfico, sua qualidade de vida, suas condições de saúde e de trabalho. Segundo o artigo, "os resultados indicaram associação entre sofrimento psíquico e fatores como capacidade de reagir a situações difíceis e grau de satisfação com a vida; problemas de saúde, sobretudo digestivos, nervosos, musculares e ósseos; e condições adversas de trabalho, como carga excessiva, constante exposição ao estresse e à vitimização".

 

O terceiro artigo dessa publicação tem como tema o Uso de anti-hipertensivos e antidiabéticos por idosos: inquérito em Belo Horizonte. Os pesquisadores Carlos Henrique Klein e Suely Rozenfeld, ambos do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Ensp, participaram do estudo. De acordo com o texto, "observou-se o uso de associações medicamentosas, medicamentos redundantes ou inadequados, o que indica a necessidade de seguimento de protocolos terapêuticos e maior atenção à saúde dos pacientes idosos". Confira a íntegra da nova ediçãod a revista clicando aqui.

 

CSP

 

A revista Cadernos de Saúde Pública está presente em todas as bases de informação bibliográfica relevantes pertinentes à área de saúde coletiva. Há dois anos passou também a ter suas citações computadas pelo Journal Citation Reports (JCR), que compõe a ISI Web of Knowledge e tem como objetivo avaliar crítica e sistematicamente as revistas indexadas, com base em informações estatísticas geradas a partir de dados de citações feitas aos artigos publicados.


Publicado em 18/7/2012.

Voltar ao topo Voltar