Início do conteúdo

20/05/2011

Editora Fiocruz convida a reflexão no Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Fernanda Marques


Conforme agenda divulgada no site do Ministério da Saúde, 18 de maio é o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Esta data nos convida a refletir sobre saúde mental, loucura e a Reforma Psiquiátrica, temas discutidos em vários títulos da Editora Fiocruz. Recentemente, o livro Saúde Mental e Atenção Psicossocial, de Paulo Amarante, ganhou sua terceira edição revista e ampliada. Na obra, o autor analisa o percurso que vai das bases da psiquiatria – e do manicômio – aos projetos atuais, que buscam construir um ‘novo lugar’ para as pessoas em sofrimento mental.


 Ao todo, a Editora Fiocruz conta com quase 30 títulos dentro da classificação temática de saúde mental, incluindo a <EM>Coleção Loucura & Civilização.</EM> 

Ao todo, a Editora Fiocruz conta com quase 30 títulos dentro da classificação temática de saúde mental, incluindo a Coleção Loucura & Civilização. 


Ao todo, a Editora conta com quase 30 títulos dentro da classificação temática de saúde mental, incluindo a Coleção Loucura & Civilização. De caráter interdisciplinar, a coleção incorpora antropologia, sociologia, história, filosofia, psicanálise, psicologia e psiquiatria, entro outros saberes. Com autores de expressão nacional e internacional, os livros da série têm como objetivo não apenas qualificar o debate e a produção teórica, mas também a construção de novas formas sociais e técnicas no lidar com a loucura, a doença mental e o sofrimento humano.


Entre os títulos que integram a coleção está o premiado Itinerários da Loucura em Território Dogon, de Denise Dias Barros, terceiro lugar na Categoria Educação, Psicologia e Psicanálise do Prêmio Jabuti 2005. Coedição com a Casa das Áfricas, a obra aborda as interpretações acerca da loucura a partir da ótica Dogon, uma sociedade negro-africana. A partir de contos transmitidos por várias gerações, a autora mostra como essa sociedade da África do Oeste lida de maneira singular com um assunto tão doloroso e delicado. 

 

Na classificação temática de saúde mental, destacam-se também Loucos pela Vida: a trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil (com duas edições e quatro reimpressões), Psiquiatria Social e Reforma Psiquiátrica e O Homem e a Serpente: outras histórias para a loucura e a psiquiatria (ambos com três reimpressões). Para conhecer todos os títulos da Editora Fiocruz sobre o tema, clique aqui.


Publicado em 18/5/2011.

Voltar ao topo Voltar