Início do conteúdo

06/01/2021

Editora Fiocruz em 2020: 18 lançamentos e ampliação de e-books em acesso aberto

Marcella Vieira (Editora Fiocruz)


Em um ano repleto de desafios causados pela pandemia de Covid-19, a Editora Fiocruz manteve, em consonância com as muitas respostas da Fiocruz à emergência sanitária, sua principal missão: difundir e ampliar o acesso ao conhecimento científico nas diversas áreas da saúde. Foram 18 publicações ao longo de 2020, incluindo quatro coedições, três coletâneas, uma reedição e uma tradução. 

O ano também apresentou uma novidade, que confirma a vocação da Editora para favorecer o acesso do público a obras acadêmicas: foi a primeira vez que todos os lançamentos foram também disponibilizados em formato digital. Os e-books foram publicados na rede SciELO Livros, que, além de obras em acesso aberto, oferece títulos comerciais da Editora com valores mais acessíveis.  

As obras que fizeram parte dos lançamentos de 2020 englobam temáticas variadas e transitam por diferentes seções do catálogo. Entre as coleções da Editora, a que teve o maior número de novos títulos no ano foi História e Saúde, com quatro livros. Temas em Saúde, com os dois últimos lançamentos de 2020, veio em seguida. Coleção mais recente da Editora Fiocruz, a Fazer Saúde foi representada com uma obra. Os volumes publicados ao longo do ano levaram aos leitores os mais diversos debates e atualidades sobre questões fundamentais de saúde pública, saúde coletiva e áreas correlatas. Destaque para temas como saúde mental; história da saúde; educação; políticas públicas; divulgação científica; comunicação e saúde e, é claro, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Confira os lançamentos

Voltar ao topo Voltar