Início do conteúdo

14/11/2013

Editora Fiocruz lança obras no Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Fernanda Marques


A Editora Fiocruz participou do 6º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, promovido pela Abrasco, que terminou no domingo (18/11) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), campus Maracanã (Rua São Francisco Xavier 524). Além do lançamento coletivo de 18 títulos a Editora Fiocruz realizou bate-papos sobre O papel do livro nas ciências e na saúde. Tanto o lançamento quanto os bate-papos ocorreram no Espaço Saúde & Letras, montado no foyer do Teatro Odylo Costa Filho, da Uerj.

Os bate-papos, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, serão sempre das 13h às 14h. O primeiro, intitulado Das ideias à palavra escrita, discutirá a formação do autor. Afinal, não existe livro sem autor. Porém, no mundo contemporâneo, dominado por flashes de informação – velozes e efêmeros –, como revalorizar o livro, produto durável e de fruição prolongada? Mais especificamente no contexto da ciência, como formar autores de livros em um cenário cada vez mais ocupado pelos artigos em periódicos? Estas são algumas das questões que serão debatidas com os convidados, os pesquisadores Luciane Ouriques (Ensp/Fiocruz), Madel Luz (Uerj) e Sergio Rego (Ensp/Fiocruz).

Da Palavra escrita a novas ideias é o título do segundo encontro, no sábado (16/11), que abordará a formação do leitor, pois também não existe livro sem leitor. A formação de público leitor é um desafio, especialmente em países como o Brasil, onde os índices de analfabetismo funcional são preocupantes. E, no contexto da ciência, existem ainda problemas de outra natureza – é preciso formar um leitor especializado, nos cursos de pós-graduação, capaz não só de assimilar os conteúdos do livro, mas também de se apropriar deles para a construção de novos conhecimentos. Para conversar sobre o assunto, estarão no Saúde & Letras os pesquisadores Antonio Brotas (Fiocruz Bahia), Dina Czeresnia (Ensp/Fiocruz) e Eliana Yunes (PUC-Rio).

No domingo (17/11), o foco recairá sobre o objeto livro, na seção Livro: produto coletivo e com vida própria, que reunirá as pesquisadoras Fátima Martins (Icict/Fiocruz), Simone Monteiro (IOC/Fiocruz) e Stela Meneghel (UFRGS). O livro, mesmo quando autoral, é fruto de um processo coletivo no qual dialogam desde as referências bibliográficas do escritor até os editores, pareceristas, revisores etc. O que dizer, então, das coletâneas assinadas por dezenas de especialistas e dos livros produzidos em coedição? Como acontece esse trabalho feito por dúzias de mãos e que, ainda assim, resulta em um produto uno, coeso e coerente? Além disso, uma vez publicados, os livros ganham o mundo. Inspiram filmes, peças de teatro, programas de TV etc. É um processo que se inicia nos livros e retorna a eles, na medida em que todos aqueles bens culturais dão visibilidade à produção editorial e, assim, fortalecem-na.

O Espaço Saúde & Letras abrigará, ainda, mostra de vídeos e debates da VideoSaúde e do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict/Fiocruz), assim como lançamentos de outras editoras. As atividades são fruto de uma parceria entre a Abrasco Livros, a Editora Fiocruz e a VideoSaúde. Mais informações no site do congresso.

Voltar ao topo Voltar