Início do conteúdo

23/06/2023

Editora Fiocruz reedita obra premiada sobre violência na escola

Luiza Trindade (Editora Fiocruz)


A segunda edição, revista e ampliada, da obra Impactos da Violência na Escola: um diálogo com professores, vencedora do Prêmio Jabuti 2011 na categoria Educação, chega em um momento de triste recrudescimento da violência contra as escolas (em acesso livre no SciELO Livros). Na última segunda-feira (19/6), houve o terceiro ataque com mortes a escolas apenas este ano no país. Dessa vez, o alvo foi um colégio estadual na cidade de Cambé, no Paraná, onde dois estudantes menores de idade perderam tragicamente suas vidas.

 

No intervalo entre as edições deste livro, o Brasil viu aumentarem os conflitos e as desigualdades educacionais e sociais. Nas escolas, se uma curva ascendente de violência já era identificada em 2010, data da primeira edição, a tendência de crescimento reafirmou-se nos últimos anos. A esses eventos traumáticos soma-se a experiência da Covid-19, que privou, por três anos, crianças e jovens de aulas regulares e do convívio social no ambiente escolar, trazendo prejuízos não só acadêmicos, mas também para a sua saúde mental, o que, por sua vez, realimenta o sofrimento e a violência.

Na presente coletânea, variados autores compartilham reflexões sobre os tipos de violência que acometem a comunidade escolar e entorno, e seus efeitos sobre a saúde de toda a comunidade. São apresentados os fundamentos teóricos e conceituais da violência na, contra e da escola, sob a ótica dos direitos humanos e do reconhecimento do caráter complexo e multifacetado da violência na sociedade. É nesta direção que os autores dirigem seus esforços analíticos e propositivos.

O objetivo é propiciar a análise e a ampliação das possibilidades de intervenção no cotidiano escolar brasileiro, que certamente não passa apenas por medidas fiscalizadoras ou punitivas. "A densidade das análises aponta a necessidade de políticas públicas e ações abrangentes e articuladas em vários planos, com base em uma visão ampla de proteção social e promoção de direitos, (...) que incidam sobre as comunidades, as famílias e o ambiente das escolas propriamente dito”, aponta, no prefácio da recente edição, Cristiani Machado, professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (Vpeic/Fiocruz) e diretora da Editora Fiocruz.

Um dos sentidos que orienta o livro é a busca pelo diálogo com os professores, “isso porque recai sobre esses profissionais, muitas vezes vítimas de situações precárias de trabalho e insuficiente valorização, uma imensa responsabilidade de identificar e enfrentar situações de violência para as quais não estão preparados, ou que têm limitado poder de solucionar, de forma isolada", complementa Cristiani. No caminho da busca por soluções, o último capítulo estimula o professor a elaborar um plano de intervenção local para prevenção e redução da violência na escola.

A obra em questão é fruto de consistente pesquisa do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) da Ensp/Fiocruz e publicado pela Editora Fiocruz em parceria com a própria unidade. A nova edição inclui um capítulo inédito e cinco novos autores, dos quais, Kathie Njaine junta-se, na organização do volume, a Simone de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci, todas pesquisadoras do Claves/Ensp/Fiocruz. 

No contexto atual, revela-se mais que oportuna a reedição desta obra de interesse para um amplo público que queira se aprofundar em um tema de premente relevância nacional e global.

Organizadoras

Simone Gonçalves de Assis é médica, pós-doutora pela Cornell University, nos Estados Unidos, doutora em ciências pela Ensp/Fiocruz. Pesquisadora titular do Claves/Ensp/Fiocruz, atuando na área da violência e saúde, em especial no que se refere a crianças, adolescentes e jovens em situação de violência.

Patrícia Constantino é psicóloga, doutora em ciências pela Ensp/Fiocruz. Pesquisadora do Claves/Ensp/Fiocruz.

Joviana Quintes Avanci é psicóloga, pós-doutoranda na área de violência contra a criança e o adolescente, doutora em ciências pelo IFF/Fiocruz. Pesquisadora do Claves/Ensp/Fiocruz.

Kathia Njaine é comunicóloga, doutora em ciências pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora titular do Claves/Ensp/Fiocruz, atuando nas áreas de violência e saúde, juventude, informação sobre violência.

Voltar ao topo Voltar