Início do conteúdo

02/05/2014

Em 5 e 6/5, IOC sedia seminário internacional sobre neurociência

Ascom IOC


Os avanços na pesquisa sobre doenças neurodegenerativas, como Alzhemier e Parkinson; o uso terapêutico de células-tronco; e o impacto de doenças infecciosas sobre o sistema nervoso são alguns dos temas que serão discutidos no Fiocruz-Aviesan Seminar on Neuroscience, nos dias 5 e 6 de maio. Realizado pela Fiocruz em parceria com a Aliança Nacional para as Ciências da Vida e da Saúde (Aviesan), que reúne as principais instituições francesas de pesquisa biomédica em saúde, o evento tem como objetivo apresentar e discutir o panorama geral da neurociência no Brasil e na França. O encontro acontece no Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365). Clique aqui e acesse o livro de resumos.

Na cerimônia de abertura estarão presentes o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; o vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fundação, Rodrigo Stabeli; o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss; o cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil; o diretor de Relações Internacionais do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm, na sigla em francês), Philippe Ahrets; e o diretor do Instituto Temático Multiorganismo de Neuoricência da França, Etienne Hirsch.

Destaques

Entre os destaques da programação está a palestra do neurobiólogo Etienne Hirsch sobre o processo neuroinflamatório na doença de Parkinson, que, segundo ele, pode representar um alvo para o desenvolvimento de terapias protetoras contra a doença de Parkinson. Já o ex-presidente da Liga Europeia contra a Doença de Alzheimer e pesquisador do Instituto de Farmacologia Molecular e Celular da França (IPMC, na sigla em francês) Frédéric Checler, abordará os avanços recentes e as perspectivas sobre a doença.

O pesquisador do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC Hugo Caire de Castro Faria Neto apresentará uma pesquisa sobre malária cerebral. O estudo realizado em camundongos revela o efeito protetor do tratamento com lovastatina, medicação geralmente usada para reduzir níveis de colesterol no sangue. A terapia celular em doenças neuromusculares será tema de palestra do pesquisador do Laboratório de Pesquisas sobre o Timo IOC Ingo Riederer, e do virologista do Centro de Pesquisa em Miologia da França Vincent Mouly. Riederer abordará fatores que podem favorecer o sucesso no enxerto das células progenitoras nos músculos e Mouly discutirá os resultados de um teste clínico feito com pacientes com distrofia muscular oculofaríngea.

Além das discussões científicas, está prevista a realização de uma oficina de planejamento para delinear as estratégias de colaboração entre a Fiocruz e instituições francesas. Todas as apresentações do evento serão realizadas em inglês.

Parceiros

O seminário “Fiocruz Aviesan” conta com o apoio do Governo da França, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), da Universidade Pierre e Marie Curie (UPMC), do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e da Comissão de Energia Atômica (CEA).

Confira aqui a programação completa.

Voltar ao topo Voltar