Início do conteúdo

29/02/2016

Embaixador britânico visita a Fiocruz Pernambuco

Fabíola Tavares (Fiocruz Pernambuco)


Na sexta-feira (26/2), a Fiocruz Pernambuco recebeu a visita do embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis, que veio conhecer os estudos desenvolvidos pela instituição sobre o vírus zika. Acompanhado pelo cônsul britânico em Pernambuco, Graham Tidey, o embaixador foi recebido pelo diretor da instituição, Sinval Brandão Filho, e pelo pesquisador do Departamento de Virologia e Terapia Experimental (Lavite)  Rafael França, que teve o projeto The emergence of Zika Virus in Brazil: investigating viral features and host responses to design preventive strategies aprovado em primeiro lugar no edital do Fundo Newton sobre doenças infecciosas e negligenciadas, no final do ano passado.

Após conhecer as instalações do Lavite, o embaixador teve um encontro com outros pesquisadores do Centro de Pesquisas que têm projetos em parceria com instituições britânicas, como London School of Hygiene and Tropical Medicine; Liverpool School of Tropical Medicine e as universidades de Glasgow, Cambridge, Oxford e Warwick. Na ocasião também foram apresentados os principais estudos desenvolvidos hoje, na Fiocruz Pernambuco, sobre o vírus zika.

Para Alex Ellis, o zika, que está afetando muitos países da América Latina, é um problema no qual o Reino Unido pode e deve ajudar. “Trata-se de uma questão global, em que o apoio de outros países e a formação de uma grande rede de pesquisas é fundamental”, explicou, enfatizando que a ciência não deve ter fronteiras. Ao final do encontro, durante a coletiva de imprensa, Ellis ressaltou a determinação e o desempenho dos pesquisadores da Fiocruz Pernambuco e a qualidade da pesquisa desenvolvida no Brasil.

Voltar ao topo Voltar