Nos dias 27, 28 e 29 de março, o encontro Favela-Universidade: caminhos, encontros, interseções apresentará experiências de extensão realizadas pela Pró-Reitoria de Extensão (PR5) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), projetos em cooperação social desenvolvidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e iniciativas dos territórios de Maré e Manguinhos. As inscrições para ouvintes serão feitas no local do evento, que ocorrerá na Cidade Universitária (Fundão), no Rio de Janeiro.
A abertura do seminário Favela-Universidade no dia 27 de março contará com o professor Clyde Morgan ministrando a aula inaugural O corpo negro como protagonista nos espaços de formação, de 9h às 11h, no Auditório Horácio Macedo (Roxinho CCMN), no campus Fundão da UFRJ. A programação completa conta com encontros, oficinas e apresentações culturais no dia 28, das 9h às 20h, e no dia 29 de março, das 9h às 17h. O evento é um desdobramento da parceria entre as instituições e coletivos iniciada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, que trabalhou com o mote Ciência e tecnologia para redução das desigualdades.
Na Fiocruz, a articulação é coordenada pela Cooperação Social da Presidência e pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e conta com apoio dos setores de Cooperação Social de Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), de Responsabilidade Socioambiental (Somar) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz), e representações da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz).
Confira a programação completa do evento.