Início do conteúdo

20/06/2011

Encontro debate o uso das redes sociais na comunicação institucional

Cristiane d'Ávila


Em tempos de Twitter, Facebook, Orkut, a circulação veloz e múltipla de informações geradas pelos mais diversos produtores de conteúdo lança desafios às instituições: as redes sociais aproximam as empresas de seus clientes? De que maneira as instituições públicas podem se beneficiar destas ferramentas para prestar contas à sociedade? Como lidar com o compartilhamento de informações institucionais nos perfis pessoais das redes? A fim de estimular o debate sobre estas e outras questões, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) promove, nesta terça-feira (21/6), o seminário O uso das redes sociais na comunicação institucional.


 O debate avaliará as redes sociais como estratégia para aproximar as instituições da população

O debate avaliará as redes sociais como estratégia para aproximar as instituições da população


O encontro, que reunirá jornalistas especializados em mídias sociais, é parte das atividades programadas para comemorar os 25 anos do instituto, celebrado em 2011. Participarão do evento a gerente do Núcleo de Comunicação Integrada da In Press Porter, a jornalista e historiadora Valéria Miranda, o coordenador do Núcleo de Comunicação Interativa do Ministério da Saúde, Fernando Ramos Silva, a editora de mídias sociais de O Globo, Nívia Carvalho, e o jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais Alexandre Inagaki. O debate será mediado pelo coordenador de Comunicação Social da Fiocruz, Wagner Oliveira.


Com o tema Conteúdo é tudo... Mas, tudo é conteúdo. Como fazer a diferença?, a jornalista e historiadora Valéria Miranda vai analisar os desafios para um novo relacionamento das instituições com seus diversos públicos-alvo, diante da multiplicação dos produtores de conteúdos e a livre circulação de informações. A importância das redes sociais na comunicação institucional e no diálogo com a sociedade será o tema da palestra de Fernando Ramos Silva, do Ministério da Saúde. Jornalista e publicitário, responsável pelas articulações e ações de internet (mídias sociais, sites, blogs) na coordenação de movimentos sociais da campanha de Dilma Roussef à Presidência, Silva falará sobre a importância das redes sociais como estratégia para aproximar as instituições da população e a sociedade do governo federal, e auxiliar as ações de comunicação do MS.


A mesa também contará com a participação de Alexandre Inagaki, colunista dos sites Techtudo (do portal Globo.com) e youPIX e autor do blog Pensar Enlouquece, Pense Nisso. Em sua palestra, intitulada Estratégias de comunicação em tempos de mídias sociais, Inagaki apresentará tendências e exemplos de cases de utilização de redes sociais em diversas empresas e instituições. A jornalista Nívia Carvalho, primeira e atual editora de Mídias Sociais e Interatividade do jornal O Globo, avliará, na palestra Interação com o leitor: conexão e construção do noticiário, como as redes sociais dão "cara" aos veículos de comunicação e facilitam o diálogo com a audiência. O seminário é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.


Serviço

Seminário O uso das redes sociais na comunicação institucional

Data: 21/6

Horário: das 9h30 às 12h30

Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Ciências Biomédicas (Biblioteca de Manguinhos)

Endereço: Avenica Brasil 4.365, Manguinhos


Publicado em 20/6/2011

Voltar ao topo Voltar