O projeto Engolindo Fumaça, uma série de reportagens especiais elaboradas pela agência InfoAmazônia, em parceria com a Fiocruz, foi um dos vencedores do Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados 2021. As matérias analisaram os efeitos da poluição do ar causada pelas queimadas sobre a saúde da população que vive na Amazônia Legal brasileira durante a pandemia de Covid-19. A cobertura utilizou dados de diversas fontes para verificar o agravamento das queimadas no ano de 2020.
Imagem: InfoAmazônia
O trabalho observou uma série de dados e foi realizado por uma equipe multidisciplinar, que contou com consultoria científica da Universidade Federal do Acre e do Observatório Clima e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), que também publicou diversas notas técnicas sobre o assunto durante o período.
O júri do prêmio, que selecionou um total de cinco iniciativas brasileiras de jornalismo de dados, destacou algumas características do projeto como o levantamento e análise das correlações entre meio ambiente e saúde no âmbito da pandemia, a interdisciplinaridade da equipe envolvida e os métodos e formatos de visualização utilizados na reportagem.
A premiação foi realizada online durante o encerramento da sexta edição da Conferência Brasileira de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), em 13 de novembro.
Para Christovam Barcellos, coordenador do Observatório, a premiação mostra a força de projetos em parceria entre instituições de pesquisa em parceria com segmentos sociais comprometidos com a saúde, direitos humanos e a justiça social. "O projeto aproximou a pesquisa e o jornalismo, produzindo inovação na visualização de dados complexos", saudou o pesquisador do Icict/Fiocruz.