Início do conteúdo

18/09/2009

Ensp comemora 55 anos discutindo desigualdade e pobreza

Informe Ensp


O economista e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, é o conferencista que vai abrir a semana de aniversário da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), nesta segunda-feira (21/9), à 9h30, no auditório térreo da Escola, no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Pochmann vai falar dos resultados do estudo Desigualdade e pobreza no Brasil metropolitano durante a crise internacional: primeiros resultados, realizado pelo Ipea, revelando que  ao contrário de outros períodos de grave crise econômica no Brasil (1982-1983, 1989-1990 e 1998-1999), que causaram mais pobreza nas regiões metropolitanas, desta vez houve redução do empobrecimento no Brasil desde o último trimestre de 2008. O evento faz parte das comemorações dos 55 anos da Ensp.


A semana de aniversário da Ensp terá este ano como tema Saúde, inclusão social e cidadania? Contra a fome e a miséria. Mantendo sua tradição de engajamento com questões sociais, a escolha do tema deste ano reflete o papel da Ensp em promover a saúde por meio da ciência, da inclusão social e da cidadania em todo o país.


Em 2009, um bilhão de pessoas sofrerão de desnutrição


Um bilhão de pessoas. A projeção apresentada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) rompe mais do que uma barreira simbólica: mais de 15% da população mundial sofrerão de desnutrição neste ano. Segundo o relatório, o grande vilão da vez é a crise financeira mundial e seus impactos nos índices de crescimento da economia global.


Segundo Betinho, "a motivação fundamental da Ação da Cidadania era a certeza de que democracia e miséria eram incompatíveis. A indigência havia alcançado níveis alarmantes, agravando ainda mais o quadro de pobreza que sempre caracterizou a realidade brasileira".


Programação da semana


A programação da semana de aniversário da Ensp inclui a Mostra Científica da Escola, a exibição do filme Três irmãos de sangue, homenagens e entrega de prêmios, um Centro de Estudos especial com o tema As políticas públicas e a construção da cidadania: o PAC Manguinhos em foco, com lançamento do vídeo que o Laboratório Territorial de Manguinhos está produzindo, a inauguração do Observatório sobre Iniquidades em Saúde do Centro de Estudos de Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS) e a formatura dos alunos de stricto sensu. A íntegra da programação pode ser conferida aqui.


Serviço

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro

Rua Leopoldo Bulhões 1.480 – Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ

Assessoria de imprensa: Elisa Andries – 2598-2453/9346-6076


Publicado em 18/9/2009.

Voltar ao topo Voltar