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08/06/2011

Ensp dá inicio a processo de universalização de material didático

Isabela Schincariol


Confirmando seu compromisso público de dar acesso irrestrito à produção científica da instituição, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) iniciou a liberação do material didático produzido no âmbito de seus cursos de educação a distância. O primeiro material a fazer parte desta ação - que já é uma política institucional - é o do curso nacional de qualificação de gestores do SUS (CNQGS). Este processo teve início no Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento, que inaugurou o ano letivo da Ensp, em abril, e está alinhado ao Movimento Internacional de Acesso Livre ao Conhecimento. A ideia é que, em breve, os materiais de todos os cursos da EAD/Ensp estejam disponíveis.


 A EAD/Ensp tem mais de 60 mil alunos inscritos e quase 32 mil alunos egressos de seus 46 cursos

A EAD/Ensp tem mais de 60 mil alunos inscritos e quase 32 mil alunos egressos de seus 46 cursos


O acesso a materiais em um repositório institucional complementa e potencializa sua função, trazendo benefícios para a instituição. Atualmente, a EAD/Ensp tem mais de 60 mil alunos inscritos e quase 32 mil alunos egressos de seus 46 cursos, que abrangem todos os estados brasileiros. O curso nacional de qualificação de gestores do SUS também atinge todas as regiões do país. Nele, já foram formados mais de 5 mil alunos e sua segunda versão pretende atingir mais de 7 mil participantes. Segundo Victor Grabois, membro da coordenação nacional do CNQGS, existe uma grande demanda nacional por esta formação, e a liberação de seu material didático contribui para a disseminação desse conhecimento.


Para ele, a disponibilização dos recursos educacionais dos cursos da EAD/Ensp é um grande avanço no movimento de acesso livre ao conhecimento. "A coordenação nacional do curso de qualificação de gestores fica honrados em saber que este material didático será o primeiro a ser inserido no repositório institucional. Além disso, acredito que o acesso ao material didático do CNQGS fortalece muito o curso enquanto iniciativa de formação em larga escala, aumentando muito as possibilidades de que o conhecimento ali armazenado possa ser útil a outras formações e cursos destinados a qualificar a gestão do SUS, e aos profissionais de saúde e gestores do SUS em geral", afirmou.


Para o diretor da Ensp, Antônio Ivo, a decisão de colocar a produção científica da Escola disponível para acesso aberto significa um "compromisso de estender e universalizar aquilo que estamos fazendo e produzindo, em especial, o nosso patrimônio de material didático já existente e publicado em educação a distância ou vinculado a outros cursos da Ensp", disse. Ele ressaltou ainda que "a nossa instituição faz parte do sistema público, e por isso temos a obrigação de devolver a sociedade o investimento aqui feito".


Material didático ficará disponível na Biblioteca Multimídia


O material didático da EAD/Ensp será disponibilizado na Biblioteca Multimídia da Escola, que já oferece acesso aberto a todo o seu conteúdo desde 2004, sendo pioneira nessa área na Fiocruz. A coordenadora de Comunicação Institucional da Escola, Ana Furniel, explica que a biblioteca funciona como um repositório institucional. Segundo ela, "estamos trabalhando em uma versão bem mais complexa desta ferramenta, para que este passe a ser um sistema de informação completo. Além de guardar o material, classificado e identificado, teremos também um sistema de gestão acoplado, que permitirá extrair relatórios e cruzar informações com a base de currículo Lattes".


Para ela, a disponibilização do material didático reforça a importância das discussões que aconteceram durante o Seminário de Acesso Livre ao Conhecimento. "Tivemos a presença de vários especialistas, e as soluções e definições políticas de várias instituições brasileiras e estrangeiras foram apresentadas. Desde então, estamos trabalhando para que a Ensp caminhe na direção de uma definição de Política Institucional de Acesso Aberto. Para isso, a direção da Escola pretende formar uma Comissão de Acesso Aberto própria, que dará seguimento a todos os encaminhamentos e decisões sobre o tema", completou Ana.


O material didático de todas as unidades de aprendizagem do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS está sendo classificado e incluído na biblioteca pela equipe da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP). Este curso integra o Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial. Ele é composto por cinco unidades de aprendizagem.


O primeiro material disponibilizado na biblioteca são os recursos educacionais da unidade de aprendizagem 1: Fundamentos do Sistema Único de Saúde, composto de três capítulos e um caso. O primeiro capítulo (Organização da atenção) tem como objetivo levar os alunos a trilhar caminhos para que identifiquem as necessidades em saúde, tendo como base da discussão a reflexão sobre a oferta em saúde como algo integral que se relacione com a totalidade do sujeito. De acordo com a ementa, oferece conhecimentos que estimulam o aluno a refletir sobre a maneira pela qual as sociedades organizam os modos de operar a saúde e o conjunto de fatores que fazem parte deste contexto, dentre eles as bases estruturantes de seu sistema de proteção social.


Já o segundo capítulo (Configuração da rede regionalizada e hierarquizada de atenção à saúde no âmbito do SUS) visa trabalhar os conceitos básicos acerca da Rede de Atenção à Saúde, regionalização e hierarquização na saúde. Para tanto, parte do preceito da Constituição de 1988, que, em seu artigo 198, afirma: "As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único". Com isso, os autores iniciam um debate estimulante sobre o conceito de 'rede' e o significado de integrar ações e serviços públicos de saúde em uma rede regionalizada e hierarquizada.


O capítulo 3 (Gestão do cuidado) estimula o aluno a refletir sobre o conceito do cuidado no âmbito da expressão de direitos, expressão da responsabilização por outrem, expressão de distintas combinações de tecnologias efetivas e adequadas a cada contexto e como expressão de um trabalho de equipe. Todos os capítulos desta unidade de aprendizagem estão ancorados em um relato de caso transversal intitulado "Caso Ana".


Publicado em 7/6/2011.

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