Início do conteúdo

12/05/2010

Ensp/Fiocruz forma 20 novos residentes em saúde da família

Informe Ensp


"Poder colocar no mercado de trabalho, atuando no Sistema Único de Saúde, alunos formados na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) é muito gratificante. O potencial desse curso na formação em saúde pública é excelente. Os alunos saem com uma visão abrangente da saúde", foi o que destacou a pesquisadora Sandra Venâncio, da Escola de Governo em Saúde da Ensp, durante solenidade de formatura da quarta turma da residência multiprofissional em saúde da família nos moldes da residência. A turma, iniciada em 2008, formou 20 profissionais que atuaram, durante o curso, nas equipes de Estratégia de Saúde da Família em comunidades como Manguinhos, Antares, Realengo, Olaria, Bonsucesso e Vargem Pequena.


 A turma de 2008-2010, composta de 20 alunos, conta com seis enfermeiros, seis dentistas, quatro psicólogos, três nutricionistas e uma assistente social (Foto: Virginia Damas/Ensp) 

A turma de 2008-2010, composta de 20 alunos, conta com seis enfermeiros, seis dentistas, quatro psicólogos, três nutricionistas e uma assistente social (Foto: Virginia Damas/Ensp) 


A vice-diretora de Pós-Graduação da Ensp, Maria Helena Mendonça, enalteceu a participação do Ministério da Saúde e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) na criação dessa residência junto com a Escola e destacou que o conjunto de esforços das diversas esferas de governo, por meio da formação de especialistas, fortalece cada vez mais a saúde pública no país. Além disso, a vice-diretora apontou para a diversidade da formação: "ver a renovação do quadro de profissionais e toda a descoberta de novos valores na formação de uma carreira é gratificante".


A pesquisadora da Escola de Governo Helena Seidl destacou que 90% dos alunos formados na residência já estão inseridos no mercado de trabalho, enquanto os demais estão cursando mestrado. A turma de 2008-2010, composta de 20 alunos, conta com seis enfermeiros, seis dentistas, quatro psicólogos, três nutricionistas e uma assistente social. Já Sandra Venâncio lembrou que sua entrada na Escola ocorreu pelo curso de residência e ressaltou que o potencial do curso na formação em saúde pública oferece uma visão ampla ao profissional de saúde.


A solenidade foi apresentada pelos alunos Raphael Silva de Azevedo e Caroline Py Murta de Almeida. Além deles, formaram-se: Ana Carolina Souza da Silva, Camila Alves Varela Galvão, Cinthia leitão Costa, Clara Camara Soveral, Cristiano da Costa Rebeque, Daniele de Oliveira Rodrigues, Dayanne Silva de Lucena, Fabiana Dias do Nascimento, Fernanda Santos de Oliveira, Julia Honorato Carvalho, Karen Cordovil Marques de Souza, Lilian Laura Borges Silva, Lívia Cardoso Gomes, Maria Cândida Aldarina Moreira, Marta Beatriz Alves da Silva, Raphael Silva de Azevedo, Tatianna Rosa Pereira, Thiago Monteiro Pithon e Vanessa dos Santos Gigliozzi.


Publicado em 11/5/2010.

Voltar ao topo Voltar