Início do conteúdo

05/03/2012

Ensp/Fiocruz participa da criação da Escola de Saúde do Uruguai

Informe Ensp


A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) está participando do projeto de construção da Escola de Saúde Pública/Escola de Governo em Saúde (ESP/EGS) no Uruguai. O diretor da Ensp, Antônio Ivo de Carvalho, esteve no país, juntamente com outros gestores e representantes, para participar da primeira reunião, intitulada Fábrica de Ideias, e assim contribuir com o debate, o intercâmbio de experiências e opiniões na elaboração dessa iniciativa. De acordo com o projeto, uma condição necessária dessa etapa inicial para a institucionalização da Escola de Saúde Pública/Escola de Governo em Saúde no Uruguai é a formação do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu, que inclui mestrado profissional e acadêmico e também doutorado (em saúde coletiva). A ideia é que esse programa de pós-graduação contribua para acelerar a formação de um amplo grupo de líderes e formadores que tenham competência, habilidade e comprometimento, essenciais para a expansão das atividades da ESP/EGS ao grupo de profissionais do setor.







A Política Nacional de Saúde e a Lei de Orçamento Quinquenal do Uruguai definem a ampliação gradual da cobertura pelo Seguro Nacional de Saúde, que é financiado pelo Fundo Nacional de Saúde (Fonasa), e a melhoria da qualidade assistencial como objetivos centrais, denominados Segunda Etapa da Reforma do Sistema de Saúde. Porém, a complexidade e profundidade dos processos de mudança do sistema de saúde uruguaio são desafios de natureza múltipla - política, institucional, organizacional, financeira, cultural e gerencial - que estão sendo enfrentados no cotidiano da consolidação do Sistema Nacional Integrado de Saúde (SNIS) do Uruguai. A proposta de construção da ESP/EGS está inserida nesse desafio de mudança e visa à formação e capacitação continuadas de agentes técnico-políticos de mudança; à investigação sobre o SNIS, seus determinantes e condicionantes socioeconômicos; e, ainda, ao apoio técnico para o fortalecimento e a avaliação dos serviços e programas sanitários.


Todo o trabalho está sendo coordenado pelo Ministério da Saúde Pública do Uruguai e por representantes da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no país. Na Fiocruz, além de Antônio Ivo de Carvalho, representante da Ensp, a cooperação internacional também conta com o ex-presidente da Fiocruz e atual coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss.


Publicado em 2/3/2012.

Voltar ao topo Voltar